Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/17557
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVieira, Jorge Samuel Pinto-
dc.contributor.authorCosta, Maria Sara Rodrigues Dias-
dc.date.accessioned2019-03-11T11:24:02Z-
dc.date.available2019-03-11T11:24:02Z-
dc.date.issued2018-12-13-
dc.date.submitted2018-10-
dc.identifier.citationCosta, M. S. R. D. (2018). As media relations em mega-eventos: um estudo de caso sobre as condições na Web Summit 2017 [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17557pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/17557-
dc.description.abstractA cultura contemporânea tem assistido a múltiplos avanços e retrocessos, que carecem de uma constante flexibilidade e adaptação. Nomeadamente, no ramo da comunicação e dos mass media, a indústria assiste a uma alteração de paradigmas tanto ao nível dos produtores como dos consumidores. No âmbito das organizações, gerir as relações com os seus diferentes públicos é um elemento fulcral, sendo que o principal foco deste estudo são as relações com a imprensa. Utilizou-se o estudo de caso de um megaevento, a cimeira Web Summit, para perceber qual a opinião deste público específico, os media, sobre as condições de trabalho que este género de evento oferece. O principal objetivo do estudo, para além de querer dar voz a este público, foi traçar um paralelo entre aquilo que a literatura académica defendeu ao longo das últimas décadas e analisar até que ponto essas estratégias ainda são praticáveis e consideradas atuais. Ao conduzir uma investigação qualitativa, recorrendo à pesquisa de terreno e realizando 58 entrevistas semi-estruturadas, chegou-se à conclusão de que, em termos gerais, apenas a literatura académica mais recente consegue apresentar pormenores mais práticos sobre as media relations, mas ainda assim raramente ajustados ao caso de mega-eventos. As entrevistas realizadas à amostra por conveniência demonstraram um feedback genericamente positivo sobre diferentes aspetos do evento, como as infraestruturas do espaço, a qualidade do catering, a media village adaptada às necessidades tecnológicas e o potencial de conteúdo que conflui no mesmo evento. Porém, algumas críticas construtivas também foram feitas e que se apresentam como boas sugestões para os profissionais da área. Alguns exemplos são a hipótese de uma filtragem do conteúdo que é comunicado pré-evento, com o propósito de facilitar a compreensão e estabelecer objetivos; o tamanho da media village ser reconsiderado, assim como a partilha desse espaço com o catering; mais informação sobre startups; ou ainda a criação de momentos de networking entre speakers e media.por
dc.description.abstractContemporary culture has been witnessing a variety of improvements and setbacks, who require of a constant flexibility and adaptability. Specifically, in the communication and mass media field, the industry regards a paradigm modification in both producers and consumers level, in result of a growing participative culture. Within organizations, managing relationships with its different publics it is a crucial step, and the main goal of this study are the relationship with the press. Through the case study of a mega event, Web Summit, it was asked the media their opinion regarding the event working conditions for them. The main goal of this investigation, besides intending to give a voice to this public, it is to outline a parallel between what is proclaimed in the academic literature in the last decades and analyse how far those strategies are still feasible and up-to-date. Leading a qualitative research, throughIII fieldwork and making semi-structured interviews, the conclusion came that, in general terms, the newer academic literature can indeed present details about practical media relations, however few regarding mega-events. The media interviews made on the convenience sample, reveal a general positive feedback about different aspects of the event, like the infrastructures of the venue, quality of the catering, media village adapted to technological needs and the convergence of potential content in the event. However, some constructive criticisms were made and presented as good suggestions for professionals of this area. Some examples are the possible filter of the content communicated before the event, for better comprehension and establishment of goals; reconsideration of media village size, as well as sharing that area with catering service; more information about startups; or the creation of a networking event between speakers and media.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSociologia da comunicaçãopor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectMeios de comunicação de massaspor
dc.subjectRelações públicaspor
dc.subjectEstudo de eventospor
dc.subjectCulturepor
dc.subjectCommunicationpor
dc.subjectEventspor
dc.subjectMega-eventspor
dc.subjectPublic relationspor
dc.subjectMedia relationspor
dc.titleAs media relations em mega-eventos: um estudo de caso sobre as condições na Web Summit 2017por
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202126641por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informaçãopor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_maria_dias_costa.pdf813,88 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.