Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/17509
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMateus, S.-
dc.contributor.authorAmaral, P.-
dc.contributor.editorJosé Augusto Palhares e Almerindo Janela Afonso-
dc.date.accessioned2019-03-07T16:18:31Z-
dc.date.available2019-03-07T16:18:31Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.isbn978-989-8525-70-3-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/17509-
dc.description.abstractNeste trabalho discute-se o processo metodológico utilizado numa pesquisa qualitativa sobre causas e processos de abandono escolar precoce, realizada em 2017 numa cidade localizada na Área Metropolitana de Lisboa, no âmbito do projeto europeu Below 10. Um dos objetivos originais da pesquisa foi dar voz às experiências diretas dos jovens sobre o insucesso e o abandono escolar. O envolvimento dos jovens e a realização de um processo de pesquisa mais crítico levaram os jovens a assumir o papel de especialistas, abordando questões de distribuição de poder no campo educacional. Cerca de 34 jovens com diferentes perfis, nomeadamente de abandono precoce, ou em risco de abandono, foram envolvidos em grupos focais e entrevistas. Como especialistas, os jovens foram convidados a esboçar soluções e oferecer insights sobre o tema da pesquisa. Este processo investigativo criou uma dinâmica de visibilidade, participação e consciencialização de jovens tendencialmente invisíveis e isolados na gestão do seu próprio insucesso. Foi possível recorrendo a técnicas consideradas clássicas, através de um conjunto de adaptações, princípios relacionais e ações por parte de investigadores e gatekeepers.por
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade do Minho-
dc.relationUID/SOC/03126/2013-
dc.relation.ispartofInfância(s) e Juventude(s) na Educação Contemporânea: livro de atas-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectMetodologia qualitativapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectDesigualdadespor
dc.subjectJuventudepor
dc.titleAfinal, quem são os especialistas? Jovens em abandono e em risco no papel de especialistas na investigação qualitativa em educaçãopor
dc.typeconferenceObject-
dc.event.titleIII Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: Infância(s) e Juventude(s) na Sociedade e Educação Contemporâneas-
dc.event.typeConferênciapt
dc.event.locationBragapor
dc.event.date2018-
dc.pagination684 - 692-
dc.peerreviewedyes-
degois.publication.locationBragapor
degois.publication.titleAfinal, quem são os especialistas? Jovens em abandono e em risco no papel de especialistas na investigação qualitativa em educaçãopor
dc.date.updated2023-01-11T12:36:26Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologiapor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-57403-
Appears in Collections:CIES-CRN - Comunicações a conferências nacionais

Files in This Item:
File SizeFormat 
conferenceObjet_57403.pdf541,33 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.