Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/17509
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mateus, S. | - |
dc.contributor.author | Amaral, P. | - |
dc.contributor.editor | José Augusto Palhares e Almerindo Janela Afonso | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-07T16:18:31Z | - |
dc.date.available | 2019-03-07T16:18:31Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-8525-70-3 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/17509 | - |
dc.description.abstract | Neste trabalho discute-se o processo metodológico utilizado numa pesquisa qualitativa sobre causas e processos de abandono escolar precoce, realizada em 2017 numa cidade localizada na Área Metropolitana de Lisboa, no âmbito do projeto europeu Below 10. Um dos objetivos originais da pesquisa foi dar voz às experiências diretas dos jovens sobre o insucesso e o abandono escolar. O envolvimento dos jovens e a realização de um processo de pesquisa mais crítico levaram os jovens a assumir o papel de especialistas, abordando questões de distribuição de poder no campo educacional. Cerca de 34 jovens com diferentes perfis, nomeadamente de abandono precoce, ou em risco de abandono, foram envolvidos em grupos focais e entrevistas. Como especialistas, os jovens foram convidados a esboçar soluções e oferecer insights sobre o tema da pesquisa. Este processo investigativo criou uma dinâmica de visibilidade, participação e consciencialização de jovens tendencialmente invisíveis e isolados na gestão do seu próprio insucesso. Foi possível recorrendo a técnicas consideradas clássicas, através de um conjunto de adaptações, princípios relacionais e ações por parte de investigadores e gatekeepers. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade do Minho | - |
dc.relation | UID/SOC/03126/2013 | - |
dc.relation.ispartof | Infância(s) e Juventude(s) na Educação Contemporânea: livro de atas | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Metodologia qualitativa | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Desigualdades | por |
dc.subject | Juventude | por |
dc.title | Afinal, quem são os especialistas? Jovens em abandono e em risco no papel de especialistas na investigação qualitativa em educação | por |
dc.type | conferenceObject | - |
dc.event.title | III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: Infância(s) e Juventude(s) na Sociedade e Educação Contemporâneas | - |
dc.event.type | Conferência | pt |
dc.event.location | Braga | por |
dc.event.date | 2018 | - |
dc.pagination | 684 - 692 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
degois.publication.location | Braga | por |
degois.publication.title | Afinal, quem são os especialistas? Jovens em abandono e em risco no papel de especialistas na investigação qualitativa em educação | por |
dc.date.updated | 2023-01-11T12:36:26Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia | por |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-57403 | - |
Appears in Collections: | CIES-CRN - Comunicações a conferências nacionais |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
conferenceObjet_57403.pdf | 541,33 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.