Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/1743
Autoria: Pereira, Feliciano Pires
Orientação: Carvalho, José Crespo de
Data: 2009
Título próprio: O modelo de negócio da Starbucks e a sua aplicação ao caso português
Referência bibliográfica: PEREIRA, Feliciano Pires - O modelo de negócio da Starbucks e a sua aplicação ao caso português [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1743>.
Palavras-chave: Starbucks
Estratégia
Expansão internacional
Modelo de negócio
Strategy
International expansion
Business model
Resumo: O caso em estudo insere-se no âmbito da estratégia empresarial e descreve o modelo de negócio da Starbucks, um dos gigantes mundiais no fornecimento, torrefacção e retalho do mercado do café de alta qualidade. A empresa, criada em Seattle em 1971, teve um crescimento exponencial nos últimos anos, conseguindo em 2008 vendas superiores a $10.000 milhões. O objectivo do caso é sobretudo identificar, analisar e constatar a validade das variáveis que sustentam o êxito operacional e a expansão de uma cadeia de distribuição mundial como a Starbucks e, posteriormente, através da utilização de ferramentas de análise apropriadas, possibilitar ao público-alvo do caso estabelecer uma linha de evolução para a empresa, não só a nível global, mas também, quando assim se justificar, para Portugal. A resolução deste caso permitirá ao público-alvo: adquirir conhecimentos e desenvolver capacidades, de forma a compreender o modelo de negócio e linhas de orientação estratégica da Starbucks; identificar as variáveis que sustentam o sucesso de uma cadeia de lojas como a Starbucks e que permitiram a expansão mundial da empresa; avaliar a adequação dessas variáveis ao caso português, na entrada e expansão do modelo de negócio da Starbucks; percepcionar as implicações a médio prazo do actual modelo de negócio, estratégia e demais elementos face às possíveis evoluções dos perfis de consumo (evolução dos clientes a nível global e a nível nacional).
This case study intends to describe the business model of Starbucks, one of the world’s giants in the specialty coffee market. The company was established in 1971 and in the most recent years its main activities - supplying, roasting and retailing of coffee- have been showing an exponential growth tendency, reaching more than $10 billion in revenues by 2008. The aim of this case study is to identify, analyze and confirm the legitimacy of Starbucks’ key success factors, both in operations and expansion processes, and subsequently, by using appropriate analysis tools, delineate a future scenario for the company in a global perspective and, when appropriate, for Portugal. Solving this case study will allow its target audience to: acquire knowledge and develop skills to understand Starbucks’ business model and strategic orientation; identify the key factors that have sustained a successful chain like Starbucks, enabling the global expansion of the company; assess the adequacy of these key factors to the Portuguese case, in the entry and expansion of the Starbucks business model; perceive the implications in the medium term that may arise from the current business model, strategy and other elements according to the possible evolution of consumption patterns (the evolution of clients in both global and national levels).
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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