Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/17306
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGoulão, M. F.-
dc.contributor.authorHenriques, S.-
dc.contributor.editorMaia Rosa Rigo, J. António Moreira, Maria Inês Côrte Vitória-
dc.date.accessioned2019-02-15T11:27:36Z-
dc.date.available2019-02-15T11:27:36Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.isbn978-85-397-1179-6-
dc.identifier.urihttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-50871-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/17306-
dc.description.abstractA nossa investigação procurou explorar as estratégias de estudo adotadas por um conjunto de estudantes do ensino superior online para se sentirem mais envolvidos neste contexto aprendizagem. A nossa amostra é composta por 82 estudantes, de ambos os sexos, a frequentarem o ensino superior online. A média de idade é de 41 anos, sendo a mínima de 27 e a máxima de 65 anos. Estudam neste sistema em média há 3,5 anos. A recolha de dados foi feita através de uma escala com 36 perguntas. Os resultados obtidos os mostram, em geral, uma consciência de como trabalhar nesses contextos. Em termos de comunicação, buscam utilizar o potencial do sistema para contatar professores e colegas. No entanto, eles não usam as potencialidades de comunicação para a preparação de testes presenciais. Em síntese, conhecer as diferentes abordagens que os estudantes fazem ao seu estudo é deveras importante para garantir que o sucesso aconteça. Esta situação tem uma dupla valência. Por um lado, para os estudantes refletirem sobre as suas práticas e, caso seja necessário, reajustá-las à situação. Por outro, para os docentes poderem adequar práticas, ambiente, design por forma a ajudar o estudante a ultrapassar as suas dificuldades. Por fim, acreditamos que devem ser criados ambientes que estimulem os alunos a adquirir estratégias que levem a um adequado monitoramento e avaliação de sua aprendizagem e, com isso, um maior e melhor envolvimento nas aprendizagens.por
dc.language.isopor-
dc.publisherEDIPUCRS-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147300/PT-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectContextos de aprendizagem onlinepor
dc.subjectEstudantes adultospor
dc.subjectEstratégias de estudopor
dc.subjectEnvolvimentopor
dc.titleEstratégias de estudo e envolvimento dos estudantes em contexto de ensino superior onlinepor
dc.typebookPart-
dc.event.locationPorto Alegrepor
dc.event.date2019-
dc.pagination83 - 102-
dc.peerreviewedyes-
dc.journalPromovendo o engagement estudantil na educação superior: reflexões rumo a experiências significativas e integradoras na Universidade-
degois.publication.firstPage83-
degois.publication.lastPage102-
degois.publication.locationPorto Alegrepor
degois.publication.titleEstratégias de estudo e envolvimento dos estudantes em contexto de ensino superior onlinepor
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsReduzir as desigualdadespor
Aparece nas coleções:CIES-CLI - Capítulos de livros internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2018_Estratégias de estudo e envolvimento dos estudantes em contexto de ES online.pdfVersão Editora355,49 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.