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http://hdl.handle.net/10071/17268
Autoria: | Nunes, João Carlos Baldeante |
Orientação: | Vaz, Luís Manuel Landeiro David, Nuno |
Data: | 10-Set-2018 |
Título próprio: | Ambientes colaborativos em plataforma de tempo real |
Referência bibliográfica: | NUNES, João Carlos Baldeante - Ambientes colaborativos em plataforma de tempo real [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2018. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/17268>. |
Palavras-chave: | Tecnologia da informação Realidade virtual Simulação Jogos Aprendizagem Aprendizagem colaborativa E-learning Gamification Simulação Jogo Serious game Collaborative learning Gamification Virtual reality Simulation and gaming Serious game |
Resumo: | Atualmente, as plataformas de e-learning são uma ferramenta essencial na partilha de
conhecimento. O e-learning é utilizado, essencialmente, para permitir a aprendizagem
autónoma, com a finalidade de utilizar as potencialidades da Internet para fornecer um
conjunto de soluções de aperfeiçoamento ou aquisição de conhecimentos à distância.
A colaboração entre pares é uma das formas mais importantes de disseminar e de
aumentar o conhecimento. Aqui reside uma das limitações do e-learning, que não
potencia a aprendizagem colaborativa. Esta deficiência é significativamente mais visível
quando o modelo tradicional de ensino é aplicado em matérias onde o conhecimento é
utilizado no exercício de profissões suportadas por tecnologias da informação da e
comunicação.
A escolha e aplicação de um modelo pedagógico adequado à disseminação de
conhecimento é uma mais valia, especialmente quando relacionado com a aprendizagem
em plataformas colaborativas, no âmbito da gestão de crises em ambientes alimentados
pela influência das redes sociais.
Durante o desenvolvimento desta dissertação, foi investigada a evolução das salas de
colaboração e analisou-se a melhor forma de virtualizar uma sala colaborativa tradicional,
por forma a remover a barreira que prende os estudantes à sala de aula. Foram analisados
os modelos pedagógicos associados à aprendizagem colaborativa e ao modelo de
gamification. Estes modelos são depois aplicados na virtualização de uma sala
colaborativa.
Ainda no âmbito desta dissertação, é descrito todo o processo de investigação e de
desenvolvimento, bem como as várias etapas, dificuldades e soluções adotadas, tendo
sempre como objetivo obter um protótipo capaz de transformar os atos de observar, de
aprender e de partilhar o conhecimento de maneira tão simples como aceder a uma página
de internet. Currently, e-learning platforms are an essential tool in knowledge sharing. E-learning is essentially used to enable autonomous learning, to be able to use the potential of the Internet, providing a set of solutions for refining or obtaining knowledge at a distance. Peer collaboration is one of the most important ways to pass and increase knowledge. Here lies one of the limitations of e-learning, which does not offer collaborative learning. This deficiency is highly visible when the traditional teaching model is applied in matters where knowledge is used in the exercise of professions supported by technologies of information and communication. The choice and application of the proper pedagogical model to spread the knowledge is a benefit, especially when related to learning in collaborative platforms, in the context of crisis management in environments nursed by the influence of social networks. During this dissertation, the evolution of the collaboration rooms was investigated and the best way of virtualizing a traditional collaborative room was analyzed, to be able to remove the barrier that clutches the students in the classroom. The pedagogical models associated with the collaborative learning and the gamification models were analyzed. These models were then applied in the virtualization of a collaborative room. Also, within the scope of this dissertation, the research and development processes are described, as well as the various stages, difficulties, and solutions adopted, always aiming to obtain a prototype capable of transforming the acts of observing, learning and sharing knowledge as simple as accessing a web page |
Designação do grau: | Mestrado em Engenharia Informática |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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