Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/17245
Autoria: Nunes, Maria Dulce da Rocha
Orientação: Portela, Sofia Lopes
Data: 20-Set-2018
Título próprio: Projeto de intervenção estratégica numa unidade de cuidados intensivos
Referência bibliográfica: Nunes, M. D. da R. (2018). Projeto de intervenção estratégica numa unidade de cuidados intensivos [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17245
Palavras-chave: Cultura organizacional
Liderança
Cuidados de saúde
Estratégias hospitalares
Síndrome de burnout
Engagement
Trabalho de projeto
Intensive care units management
Stream analysis
Organizational culture
Relational coordination
Burnout
Resumo: As Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) são hoje responsáveis por cerca de 13.4% do total de custos hospitalares, cerca de 4.1% dos gastos nacionais em saúde e cerca de 0.56% do produto nacional bruto, nos países mais desenvolvidos. E, em Portugal, embora não se tenham dados concretos, algumas UCI nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) apresentam dificuldades de gestão e de performance, decorrentes de vários problemas político-económicos, organizacionais e estruturais. Foi objetivo deste estudo analisar a estrutura organizacional, a cultura organizacional e a liderança, assim como a coordenação relacional e o envolvimento dos profissionais da UCI de um hospital do SNS, para elaborar um plano de intervenção dirigido aos problemas detetados e à melhoria da performance do serviço e da equipa. Foram diagnosticados problemas estruturais na UCI, tanto a nível de organização formal, fatores sociais, tecnológicos e no espaço físico, que potenciam o cansaço físico e a exaustão emocional da equipa de profissionais de enfermagem e médicos através do método Stream Analysis, após se ter criado uma equipa de discussão (focus group), entre alguns dos elementos da UCI. Paralelamente a essa análise, realizou-se um inquérito aos 28 profissionais que integram a equipa de médicos e enfermeiros da UCI, entre março e abril de 2018, dos quais se obtiveram 21 respostas. Esse inquérito incluía 4 questionários, dois deles adaptados de Cameron e Quinn, o Organizational Culture Assessment Instrument (OCAI) e o Management Skills Assessment Instrument (MSAI); o questionário da Coordenação Relacional (CR) de Jody Gittel e o My Relationship With Work Test (MRWWT) de Christina Maslach. Os resultados dos questionários identificaram as necessidades de mudança na cultura organizacional e permitiram analisar a relação entre a liderança e a coordenação relacional da equipa, assim como a relação destas duas com o envolvimento dos profissionais no seu trabalho, o engagement, como fator protetor do aparecimento da Síndrome Burnout (SBO). Foram analisados de forma descritiva e por análise estatística, através de correlação de Spearman, os resultados das diferentes variáveis estudadas do MSAI, da CR e do MRWWT. A maioria das variáveis analisadas estavam significativamente correlacionadas com o esperado pela análise descritiva, sendo a liderança um fator determinante em relação ao engagement e à CR. A CR está negativamente correlacionada com o descomprometimento ou disengagement, sendo fator protetor contra a SBO, criando qualidade na relação entre os profissionais e o trabalho, otimizando o compromisso com os colegas e com a organização. Propôs-se um plano de intervenção baseado na visão holística de todos os problemas identificados, para a mudança organizacional necessária e para a melhoria do trabalho em equipa. Para além das intervenções na estrutura organizacional e no espaço físico da UCI, também se fazem propostas de melhoria no trabalho em equipa dos profissionais da UCI, baseado na coordenação relacional e nas relações humanas, assim como no envolvimento da liderança, seguindo uma direção de mudança planeada a partir dos pontos discordantes encontrados na cultura organizacional. O resultado esperado será uma melhoria da eficiência do trabalho e da performance da UCI, associado a uma maior qualidade dos cuidados aos doentes, com uma equipa de profissionais mais motivada e envolvida (engaged).
Intensive Care Units (ICU) are now responsible for about 13.4% of total hospital costs, about 4.1% of national health expenditures and about 0.56% of gross national product in the most developed countries. And in Portugal, although there are no concrete data, some ICU in the hospitals of the National Health Service (NHS) present management and performance difficulties due to various political, economic, organizational and structural problems. The objective of this study was to analyze the organizational structure, organizational culture and leadership, as well as the relational coordination and involvement of the ICU professionals of a hospital in the NHS, to elaborate an intervention plan directed to the problems detected and the improvement of the performance of the service and the team. Structural problems were diagnosed in the ICU, both at the level of formal organization, social, technological and physical factors, which potentiate the physical exhaustion and the emotional exhaustion of the team of nursing professionals and physicians through the Stream Analysis method, after have created a focus group, among some of the members of the ICU. Parallel to this analysis, a survey was carried out among the 28 professionals who are part of the ICU team of doctors and nurses between March and April 2018, of which 21 were obtained. This survey included four questionnaires, two of which were adapted from Cameron and Quinn, the Organizational Culture Assessment Instrument (OCAI) and the Management Skills Assessment Instrument (MSAI); the Jody Gittel Relational Coordination (CR) questionnaire, and Christina Maslach's My Relationship With Work Test (MRWWT). The results of the questionnaires identified the needs of change in the organizational culture and allowed to analyze the relationship between the leadership and the relational coordination of the team, as well as the relationship of these two with the involvement of the professionals in their work, as a protective factor for the appearance of Burnout Syndrome (SBO). The results of the different studied MSAI, CR and MRWWT variables were analyzed descriptively and by statistical analysis using Spearman's correlation. Most of the analyzed variables were significantly correlated with what was expected by descriptive analysis, with leadership being a determining factor in relation to engagement and CR. CR is negatively correlated with disengagement, being a protective factor against SBO, creating quality in the relationship between professionals and work, optimizing the commitment to colleagues and the organization. An intervention plan based on the holistic view of all the problems identified, the necessary organizational change and the improvement of teamwork was proposed. In addition to the interventions in the organizational structure and physical space of the ICU, proposals are also made to improve the teamwork of ICU professionals, based on relational coordination and human relations, as well as on leadership involvement, following a direction of change planned from the discordant points found in the organizational culture. The expected result will be an improvement in the efficiency of work and performance of the ICU, associated with a higher quality of patient care, with a more motivated and engaged team of professionals.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_maria_rocha_nunes.pdf4,33 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.