Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/17244
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCamilo, Cristina-
dc.contributor.advisorMarques, Sibila-
dc.contributor.authorCarvalho, Daniela Mayr de Lima-
dc.date.accessioned2019-02-11T13:30:44Z-
dc.date.available2019-02-11T13:30:44Z-
dc.date.issued2018-10-23-
dc.date.submitted2018-10-
dc.identifier.citationCarvalho, D. M. de L. (2018). The application of change management as a consultant in a Chinese enterprise during 2016-2017 [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17244pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/17244-
dc.description.abstractEstudos recentes têm evidenciado a importância dos programas de inteligência emocional para os pais nas escolas de Portugal e do mundo visando o desenvolvimento das competências emocionais na família. Através de um programa de inteligência emocional de 7 sessões semanais, cada uma delas abordando uma emoção positiva diferente (gratidão, amor, perdão, otimismo/esperança, criatividade, alegria/felicidade e empatia), pretendeu-se verificar a eficácia da partilha social das emoções, do "mindfulness" e das emoções positivas no desenvolvimento das competências emocionais dos pais e, consequentemente, na regulação emocional nas relações familiares. A amostra de conveniência foi recolhida presencialmente em resposta a 6 questionários, sendo composta por 62 participantes, 36 (58%) pertencentes ao grupo experimental e o restante, 26 (42%) pertencente ao grupo controlo. 100% dos participantes são Portugueses e residentes da região de Leiria. Os resultados revelam que após a aplicação do programa de intervenção, houve aumento das competências emocionais dos pais que participaram, particularmente na capacidade de lidar com as emoções. Relativamente à interação familiar, após a intervenção ocorreu um aumento do estilo parental autoritativo e uma maior coesão familiar. No que se refere às expectativas parentais, houve também um aumento desta variável com a aplicação do programa. Os benefícios retirados da partilha social das emoções apresentaram um valor maior no final do programa, o que demonstra que os participantes consideraram a partilha como algo positivo e benéfico para si.por
dc.description.abstractRecent studies have highlighted the importance of emotional intelligence programs for parents in schools in Portugal and in the world aiming the development of emotional competences in the family. Through an emotional intelligence program of 7 weekly sessions, each of them addressing a different positive emotion (gratitude, love, forgiveness, optimism / hope, creativity, joy / happiness and empathy), it was intended to verify the effectiveness of social sharing of emotions, mindfulness and positive emotions in the development of parents' emotional competences and, consequently, emotional regulation in family relationships. The convenience sample was collected in response to 6 questionnaires, consisting of 62 participants, 36 (58%) belonging to the experimental group and the remaining 26 (42%) belonging to the control group. 100% of the participants are Portuguese and residents at Leria´s region. The results reveal that after the application of the intervention program, there was an increase in the emotional abilities of the parents who participated, particularly in the capacity to deal with the emotions. Regarding family interaction, after the intervention there was an increase in authoritative parental style and greater family cohesion. As regards parental expectations, there was also an increase in this variable with the application of the program. The benefits of social sharing of emotions were better at the end of the program, which shows that the participants considered the social sharing of emotions positive and beneficial to themselves.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectInteligência emocionalpor
dc.subjectParentalidadepor
dc.subjectTrabalho emocionalpor
dc.subjectInteração socialpor
dc.subjectBem-estarpor
dc.subjectPsicologia das emoçõespor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectEmotional educationpor
dc.subjectSocial sharing of emotionspor
dc.subjectParentspor
dc.subjectMindfulnesspor
dc.subjectEmotional regulationpor
dc.subjectPositve emotionspor
dc.titlePrograma de intervenção: reconstruindo as emoções na parentalidadepor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202022889por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências em Emoçõespor
dc.date.embargo2022-02-11-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_daniela_lima_carvalho.pdf8,61 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.