Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/17221
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Ana Maria Simões da Costa-
dc.contributor.advisorNascimento, Generosa Gonçalves Simões do-
dc.contributor.authorCardoso, Tiago Rafael Amaro-
dc.date.accessioned2019-02-08T16:09:38Z-
dc.date.available2019-02-08T16:09:38Z-
dc.date.issued2018-10-01-
dc.date.submitted2018-09-
dc.identifier.citationCARDOSO, Tiago Rafael Amaro - Balanced Scorecard: aplicação à área financeira de um centro de serviços partilhados [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2018. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/17221>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/17221-
dc.description.abstractA necessidade de avaliação de performance tem vindo a crescer em vários sectores de atividade, devido à constante mudança nas envolventes macroeconómicas, legal, política e à forte concorrência presente nos diversos mercados. O aparecimento dos Serviços Partilhados no mundo empresarial, veio procurar de forma mais intensa a eficiência operacional, a redução de custos, a melhoria contínua, o desenvolvimento das pessoas, o aumento na qualidade do produto/serviço e consomandose no aumento na criação de valor para os diversos "stakeholders". Na avaliação da performance organizacional, o "Balanced Scorecard" é um instrumento cada vez mais utilizado, que coloca no centro a estratégia e a visão, em prol do controle. Este modelo composto por um conjunto de indicadores (financeiros e não financeiros) permite que a empresa ou área alinhe a sua estratégia, consoante os seus desafios e oportunidades. O principal contributo deste projeto-empresa é conceção de um "Balanced Scorecard" para a área Financeira da CIT - uma empresa de Serviços Partilhados. Para a elaboração do modelo é efetuada uma análise externa e interna à organização, e posteriormente validada a missão, visão, valores, eixos estratégicos e "stakeholders", permitindo definir os seus objetivos estratégicos. O modelo apresenta o mapa estratégico que evidencia as relações causa-efeito para a prossecução dos objetivos estratégicos, sendo definidos para cada um deles os respetivos indicadores de performance. Conclui-se que esta metodologia é adequada à avaliação da performance, tornando-se num sistema de gestão integrado, promovendo e disseminando a estratégia.por
dc.description.abstractThe need for performance evaluation has been growing in several activity sectors, due to the ever-changing macroeconomic, legal, and political environment, and also to a stronger competition in the various markets. The emergence of Shared Services in the business world brought forth a stronger demand for operational efficiency, cost reduction, continuous improvement, personal development of people, product/service quality increase, leading to an increase in value creation for all stakeholders. In the evaluation of organizational performance, the Balanced Scorecard is an increasingly used instrument, that place strategy and vision at the center, replacing control. This model based on a set of indicators (financial and non-financial), allows the company or area to align its strategy with its challenges and opportunities. The main contribution of this project-company is a Balanced Scorecard design for the Financial area of CIT - a Shared Services company. For this model, we need to assess the organization, both at the external and internal level, and, then, validate its mission, its vision, its values, its strategic axes, and its stakeholders, to be able to define its strategic goals. The model presents the strategic map emphasizing the cause-effect relations in the pursuit of the strategic goals, along with the definition of each strategic goal’s performance indicators. It is concluded that this is an adequate methodology for performance evaluation, which becomes an integrated management system, promoting and disseminating the strategy.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectBalanced Scorecardpor
dc.subjectAvaliação do desempenhopor
dc.subjectStakeholderspor
dc.subjectTrabalho de projetopor
dc.subjectShared servicespor
dc.subjectPerformance measurementpor
dc.subjectAlignmentpor
dc.subjectIndicatorspor
dc.titleBalanced Scorecard: aplicação à área financeira de um centro de serviços partilhadospor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201981343por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopor
dc.date.embargo2022-02-08-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_tiago_amaro_cardoso.pdf2,22 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.