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http://hdl.handle.net/10071/17158
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Title: O processo de empoderamento das raparigas em Marrere: estudo de caso do Projeto Mwarusi
Authors: Costa, Eloísa Naír Lopes da
Orientador: Guerreiro, Maria das Dores
Keywords: Política de intervenção
Intervenção social
Pobreza
Igualdade de género
Estudo de casos
Trabalho de projeto
Nampula - Moçambique
África Austral
Mozambique
Mwarusi Project
Women's empowerment
Community empowerment
Gender equality
Gender equity
Tradition
Culture
Sexuality
Issue Date: 13-Jul-2018
Citation: COSTA, Eloísa Naír Lopes da - O processo de empoderamento das raparigas em Marrere: estudo de caso do Projeto Mwarusi [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2018. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/17158>.
Abstract: Desde o Acordo Geral de Paz, assinado em 1992, Moçambique realizou reformas políticas de intervenção no combate à pobreza. Contudo, em 2006, verificou-se que 54% da população moçambicana ainda se encontrava abaixo da linha de pobreza. Foi então que, Moçambique, em parceria com organizações internacionais iniciou os seus esforços na promoção de programas centrados na igualdade e equidade de género e a sua atuação junto de comunidades mais vulneráveis, tendo em conta particularmente a educação e a saúde. Para estes avanços contribuíram os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio e o Plano de Ação para a redução da pobreza absoluta. O estudo de caso desenvolvido nesta dissertação tem como objetivo compreender o modo pelo qual o "Projeto Mwarusi", implementado pela Girl Move Foundation1, contribui para um empoderamento efetivo das raparigas no bairro de Marrere em Nampula, Moçambique, compreender o seu impacto na comunidade e a sua aplicabilidade a outras comunidades e grupos. Para compreender o "Projeto Mwarusi" e, em particular, a situação da mulher moçambicana e as políticas de promoção de igualdade, equidade e empoderamento existentes em Moçambique, foi necessário realizar-se uma análise multivariada que nos permitiu obter um conhecimento não só teórico, ao nível das perspetivas em questão, como prático que nos deu a oportunidade de conhecer a comunidade, a sua cultura e as suas tradições. Esta investigação tem, então, como objetivo a análise do "Projeto Mwarusi", através de uma observação participante ao longo das sessões do projeto, através da realização de entrevistas semiestruturadas e questionários "on-line" aplicados a seis guias, a oito mentoras do "Projeto Mwarusi", o que nos permitirá avaliar o sucesso e impacto do "Projeto Mwarusi" e, por último, através do acompanhamento do desenvolvimento do projeto entre 2015 e 2018.
Since the General Peace Agreement, signed in 1992, Mozambique implemented policy reforms to combat poverty. In 2006, 54% of the Mozambican population was still below the poverty line, therefore, Mozambique, in partnership with international organizations began its efforts to promote programs focused on gender equality and equity and its work with vulnerable communities inside the country, particularly intervening in education and health. The Millennium Development Goals and the Plan of Action for the Reduction of Absolute Poverty had its contribution to these new reforms as well. The case study developed along in this dissertation aims to understand how the Mwarusi Project, implemented by the Girl Move Foundation2, contributed to an effective empowerment of the girls in Marrere, Nampula district, Mozambique; the impact of this empowerment in the community and what is its applicability to other communities and / or groups. Thus, to understand the Mwarusi Project and the situation of Mozambican women, equality promotion policies, existing equity and empowerment in Mozambique, it was necessary to place a multi-variate analysis that allowed us to obtain a deeper knowledge, not only in the theoretical level of the prospects in question, as well as a practical experience, which gave us the opportunity to know the community, its culture and traditions. The aim of this investigation is therefore to perform a deeper analysis of the Mwarusi project, through a participant observation during the sessions of the project, as well as conducting semistructured interviews and online questionnaires, which were applied to six guides and to eight Mentors of the project, being able to evaluate the success and impact of the Mwarusi project and, lastly, by monitoring the development of the project between 2015 and 2018.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/17158
Thesis identifier: 201972700
Designation: Mestrado em Sociologia
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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