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http://hdl.handle.net/10071/17157
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Title: Ser polícia: a dinâmica de construção da identidade de uma profissão
Authors: Silva, Fernanda do Rosário Carneiro da
Orientador: Nunes, Francisco
Keywords: Identidade organizacional
Identidade profissional
Carreira profissional
Polícia
Formação académica
Satisfação no trabalho
Portugal
Professional identity
Professional identity construction
Intrinsic motivation at work
Perceived organizational support
Affective commitment
Work satisfaction attitudes
Issue Date: 22-Mar-2016
Citation: SILVA, Fernanda do Rosário Carneiro da - Ser polícia: a dinâmica de construção da identidade de uma profissão [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/17157>.
Abstract: O objetivo desta investigação é contribuir para o conhecimento do fenómeno da construção da identidade profissional, especificamente, no contexto da Polícia de Segurança Pública (PSP), em Portugal. Para atingirmos o objetivo proposto, concebemos três estudos interdependentes. O primeiro estudo identificou os motivos da escolha da profissão de polícia e a natureza e organização cognitiva dos candidatos recém-admitidos, através da construção do mapa cognitivo onde se desvenda o padrão de valores e crenças associados a essa escolha, em que foi protagonista a metodologia utilizada, proposta por Bagozzi, Leone e Bergami (2003). Este estudo deu ainda a conhecer em que medida os motivos e, respetivas, ligações influenciam três outcomes relevantes: a satisfação no trabalho, a implicação afetiva e a força da identidade profissional. Os resultados demonstraram que os indivíduos ingressaram na PSP, principalmente, por motivos de natureza extrínseca. Revelaram-se ainda significativos, motivos relacionados com a vocação, a paixão e a utilidade pública desta profissão, na explicação do processo de construção da identidade profissional de polícia. O segundo estudo, de natureza longitudinal, captou a essência das transformações que se vão desenvolvendo e enraizando, ao longo do tempo, no contacto com a profissão. Os novos polícias utilizam, essencialmente, estratégias de enriquecimento e amparo para o desenvolvimento e fortalecimento da identificação com a profissão, resultado alinhado com o trabalho de Pratt, Rockmann e Kaufmann (2006), relativo à concomitância entre os ciclos de aprendizagem do trabalho e os ciclos de aprendizagem da identidade profissional. No terceiro estudo desenvolvemos e testamos um modelo dos fatores antecedentes da força da identidade profissional, através da análise da natureza da relação que se estabalece entre as variáveis que se afiguram relevantes no processo de construção desta identidade, nos novos polícias. Para tal, foi necessário um estudo prévio para a conceção de um instrumento de medida das dinâmicas associadas ao processo de construção da identidade profissional de polícia – a CIPP, que pode ser utilizado em contexto académico e profissional.
The aim of this research is to contribute to the knowledge of the phenomenon of the construction of professional identity, specifically, in the context of the Public Security Police (PSP), in Portugal. To achieve the objetive, we have designed three interdependent studies. The first study identified the reasons for choosing the profession of police and the nature and cognitive organization of newly admitted applicants, by building the cognitive map which reveals the pattern of values and beliefs associated with the choice, where was the protagonist the methodology used from Bagozzi, Leone e Bergami (2003). This study has yet to know to what extent the reasons and their three relevant links influence outcomes: the job satisfaction, affective involvement and the strength of professional identity. The results showed that individuals joined the PSP mainly for extrinsic reasons. Proved to be significant, the vocation, the passion and the public utility of this profession, in explanation the process of police professional identity construction. The second study of longitudinal nature captured the essence of the transformations that develop and tak root, over time, in contact with the profession. Those revealed that the new cops use essentially enrichment strategies and support for development and strengthening of the identification with the profession, result in line with the work of Pratt, Rockmann and Kaufmann (2006) concerning the concomitance between the learning cycles work and learning cycles of professional identity. The third study developed and tested a model of background factors of strength of professional identity, through the study of the nature of the relationship between the variables that appear relevant in the process of construction of professional identity of new cops. To this end, it was necessary a previous study for the design of a measuring instrument of the dynamics associated with the process of construction of professional police identity – the CIPP, which can be used in academic and professional context.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/17157
Thesis identifier: 101344635
ISBN: 978-989-781-092-3
Designation: Doutoramento em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos
Appears in Collections:T&D-TD - Teses de doutoramento

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