Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/17128
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlexandre, Joana Dias-
dc.contributor.authorCastro, Catarina Alexandra da Cruz de-
dc.date.accessioned2019-02-04T15:01:53Z-
dc.date.available2019-02-04T15:01:53Z-
dc.date.issued2018-10-31-
dc.date.submitted2018-09-
dc.identifier.citationCastro, C. A. da C. de (2018). Depois do projeto-piloto: análise compreensiva da implementação dos novos playgroups for inclusion "Grupos aprender, brincar, crescer" [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17128pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/17128-
dc.description.abstractPlaygroups are a non-formal educational response for children under pre-school age and their caregivers to attend together, play and socialize. The playgroup model has been present in several countries, recently taking its first steps in Portugal with the pilot-project Playgroups for Inclusion (or “Grupos Aprender, Brincar, Crescer”, GABC). After its encouraging results, the goal has been to disseminate this service. This dissertation aimed at a comprehensive analysis of these new playgroups, focusing on its quality, similarly to the monitoring process carried out during the pilot. Two GABCs were invited to take part in this comprehensive analysis. Interviews with playgroup facilitators (N=4) and with participating caregivers (N=10) provided an insight on their expectations, experiences and perceptions of playgroup implementation and participation. Complementarily, GABC sessions were videotaped in order to assess its process quality with an observational tool – the Playgroups Environment Rating Scale (PERS; Alexandre et al., 2016), developed by the pilot-project monitoring team for the purpose of evaluating quality in a non-formal educational setting with such particular characteristics as the playgroups.por
dc.description.abstractOs playgroups são uma resposta educativa não-formal para a primeira infância, para crianças e os seus cuidadores frequentarem em conjunto com o propósito de atividades de socialização e brincadeira. O modelo dos playgroups tem vindo a estar presente em diversos países, dando os seus primeiros passos recentemente em Portugal com o projeto-piloto Playgroups for Inclusion (ou “Grupos Aprender, Brincar, Crescer”, GABC). Depois dos promissores resultados, o objetivo é o de disseminar este serviço. A presente dissertação pretendeu conduzir uma análise compreensiva da implementação destes novos playgroups, com especial foco na sua qualidade, à semelhança do processo de monitorização conduzido no piloto. Dois GABCs foram convidados a participar nesta análise compreensiva. Entrevistas com as monitoras (N=4) e com cuidadores participantes (N=10) proporcionaram a compreensão das suas expectativas, experiências e perceções relativas à implementação e participação num playgroup. Adicionalmente, sessões de cada GABC foram filmadas de forma a permitir a avaliação da sua qualidade de processo com uma ferramenta de observação – a Playgroups Environment Rating Scale (PERS, Alexandre et al., 2016).por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPlaygroupspor
dc.subjectEarly educationpor
dc.subjectQualitypor
dc.subjectMonitoringpor
dc.subjectPsicologia socialpor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectPedagogia de grupopor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectInclusão socialpor
dc.subjectMonitorizaçãopor
dc.subjectQualidadepor
dc.titleDepois do projeto-piloto: análise compreensiva da implementação dos novos playgroups for inclusion "Grupos aprender, brincar, crescer"por
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202053369por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Riscopor
dc.subject.apa2956-
dc.subject.apa3373-
dc.subject.apa12900 Social processes and social issues-
dc.subject.apa13300 Health, mental health treatment and prevention-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_catarina_cruz_castro.pdf885,75 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.