Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/17073
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSimaens, Ana Margarida Madureira-
dc.contributor.authorHiere, Elena Julie-
dc.date.accessioned2019-01-16T14:06:30Z-
dc.date.available2019-01-16T14:06:30Z-
dc.date.issued2018-07-17-
dc.date.submitted2018-07-
dc.identifier.citationHiere, E. J. (2018). The perception of customers on sustainable tourism [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17073pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/17073-
dc.description.abstractIn the last decades, the travel and tourism industry has experienced high levels of growth as well as an important participation to the global GDP. In the past years, the concept of sustainable development and more specifically of sustainable tourism has been getting more and more interest from the populations and customers, as well as researchers and economists. The strong impact of the tourism industry on the global economy makes even more important its implication in order to reach sustainability in the future. The present dissertation aims at analyzing the current awareness and perception of customers on sustainable development and tourism, as well as assessing the potential existing gap between their intentions and their actual behavior when it comes to sustainable practices. More precisely, the research also deals with understanding the opinion of customers on tourism businesses regarding their action towards sustainable development. Thanks to a questionnaire distributed to 206 respondents randomly chosen and gathering and analyzing the literature dealing with this topic, the present dissertation aims at drawing conclusions on these questions. The results of the study performed mostly show that although the respondents show high levels of awareness and a good level of understanding of these issues, their actual behavior shows differences with their intentions. Indeed, if customers tend to value businesses implications into sustainable or environmental-friendly practices, their actual purchase behavior does not show a real commitment into reaching sustainable development.por
dc.description.abstractNas últimas décadas, a indústria de viagens e turismo experienciou altos níveis de crescimento, bem como uma importante participação no PIB global. Nos últimos anos, o conceito de desenvolvimento sustentável e, mais especificamente, de turismo sustentável tem atraindo cada vez mais interesse das populações e clientes do sector, assim como de investigadores e economistas. O forte impacto da indústria do turismo na economia global torna ainda mais importante o seu envolvimento para alcançar a sustentabilidade no futuro. A presente dissertação tem como objectivo analisar o conhecimento e percepção atual dos clientes sobre o desenvolvimento sustentável e do turismo, bem como avaliar a lacuna existente entre as suas intenções e o seu comportamento real quando se trata de práticas sustentáveis. Mais precisamente, a pesquisa também lida com o entendimento da opinião dos clientes sobre as empresas de turismo em relação à sua ação para o desenvolvimento sustentável. Graças a um questionário distribuído a 206 entrevistados escolhidos aleatoriamente e reunindo e analisando a literatura que trata desse tema, a presente dissertação tem como objectivo extrair conclusões sobre essas questões. Os resultados do estudo realizado, na sua maioria, mostram que embora os inquiridos mostrem altos níveis de consciencialização e um bom nível de compreensão dessas questões, o seu comportamento real demonstra diversas diferenças com as suas intenções. De fato, se os clientes tendem a valorizar o envolvimento das empresas em práticas sustentáveis ou amigas do meio ambiente, o seu comportamento real de compra não mostra um compromisso real em alcançar o desenvolvimento sustentável.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTourism industrypor
dc.subjectSustainable developmentpor
dc.subjectEnvironmental Tourismpor
dc.subjectPerceptionpor
dc.subjectIndústria do turismopor
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpor
dc.subjectTurismo ecológicopor
dc.subjectComportamento do consumidorpor
dc.titleThe perception of customers on sustainable tourismpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201953935por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopor
dc.subject.jelQ0-
dc.subject.jelZ32-
dc.subject.jel1Q Agricultural and natural resource economics - Environmental and ecological economics-
dc.subject.jel1Z Other special topics-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_elena_hiere.pdf1,56 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.