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dc.contributor.advisorFernandes, Alexandra-
dc.contributor.authorPetrides, Loizos-
dc.date.accessioned2019-01-16T12:40:10Z-
dc.date.available2019-01-16T12:40:10Z-
dc.date.issued2018-07-17-
dc.date.submitted2017-12-
dc.identifier.citationPetrides, L. (2017). Developing and managing the artist´s career: the visual artist as entrepreneur [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17069por
dc.identifier.isbn978-989-781-067-1-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/17069-
dc.description.abstractEste estudo investiga o impacto de processos do mercado (galerias, feiras, e leilões de arte) e decisões curatoriais nas carreiras de artistas visuais. O estudo contribui para a literatura sobre o empreendedorismo artístico, introduzindo o conceito de "business level entrepreneurship" e as qualidades de proatividade, capacidade de gestão, e networking relacionadas com este conceito. O contexto do estudo é o mundo artístico de Lisboa e a sua análise melhora a compreensão das complexidades inerentes e as interações de artistas com outros agentes e processos no mundo de arte. Esta análise contribui para a literatura adicionando ao paradigma global conhecimentos obtidos através deste contexto artístico. Na revisão da literatura, uma abordagem multidisciplinar é utilizada para analisar a complexidade do funcionamento do mercado de arte ocidental. Na parte empírica, foram realizadas 28 entrevistas semiestruturadas com agentes do mundo artístico (14 artistas, 7 agentes do mercado e 7 institucionais) que foram analisadas seguindo as diretrizes da análise temática. A visibilidade do trabalho do artista é o tema principal deste estudo, e os meios para alcançá-la são a afiliação galerística do artista e a presença do seu trabalho em feiras e instituições. Este estudo demonstra que o artista que possui qualidades empresariais pode desenvolver uma carreira com mais visibilidade, reconhecimento, e sucesso no mercado. O estudo tem implicações para a carreira artística e a sua internacionalização, e oferece recomendações de pesquisa relacionadas com o conceito de "business level entrepreneurship".por
dc.description.abstractThis study researches the impact of market-based processes (galleries, art fairs, auctions), and curatorial-led decisions on the career development of visual artists, including its internationalization. The study contributes to the arts entrepreneurship literature by introducing the concept of "business level entrepreneurship" and the qualities of proactiveness, managerial capability, and networking associated with it. The context of the study is the Lisbon art world and its examination enhances the understanding of the intricacies of the art world and the interactions of artists with other art world agents and processes. It also expands the relevant literature aiming to enrich the global paradigm by adding insight obtained from this art world. For the literature review, a multi-disciplinary approach is used to reveal the complexity of the workings of the western art market. For the research, 28 semi-structured interviews with art world agents (14 artists and 14 market/institutional agents) were conducted and analyzed using thematic analysis. Visibility for the artist’s work is the main theme, and the artist’s gallery affiliation, art fair participation, and institutional presence, are means to achieve it. This research demonstrates that the artist possessing entrepreneurial qualities at the business level can develop a career with more visibility, recognition, and market success. The study has implications for artists and their careers, provides recommendations for state policies for visual arts, and suggests research topics for further developing the concept of "business level entrepreneurship".por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectCareers of visual artistspor
dc.subjectArts entrepreneurpor
dc.subjectContemporary art marketpor
dc.subjectInternalization of artistic careerspor
dc.subjectArt worldpor
dc.subjectArtist-gallery relationshippor
dc.subjectArt fairspor
dc.subjectCuratingpor
dc.subjectArtistapor
dc.subjectArte visualpor
dc.subjectArte contemporâneapor
dc.subjectGestão de carreiraspor
dc.subjectInternacionalizaçãopor
dc.subjectEmpreendedorismopor
dc.subjectMercado da artepor
dc.subjectGestão culturalpor
dc.subjectLisboa - Portugalpor
dc.titleDeveloping and managing the artist´s career: the visual artist as entrepreneurpor
dc.typedoctoralThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid101588720por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameDoutoramento em Gestãopor
dc.date.embargo2025-01-16-
dc.subject.jelZ10-
dc.subject.jelZ11-
dc.subject.jel1Z Other special topics-
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