Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/16820
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carvalho da Silva, V. | - |
dc.contributor.author | Ávila, P. | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-04T09:42:02Z | - |
dc.date.available | 2018-12-04T09:42:02Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-50083 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/16820 | - |
dc.description.abstract | A presente proposta de comunicação resulta da investigação que integra o projeto do Doutoramento em Sociologia que se encontra em curso, e que tem como objetivo desenvolver e aprofundar o conhecimento sociológico sobre os contextos, processos, disposições e as reflexividades dos adultos pouco escolarizados que não retomaram a educação formal. A centralidade do conhecimento e da escolaridade nas sociedades atuais contrasta com o (ainda) persistente défice de qualificações da população adulta em Portugal, historicamente dependente de políticas transitórias (Araújo,2015). Apesar de esforços recentes (Iniciativa Novas Oportunidades ), sublinham-se os riscos de uma evolução exígua (Capucha, 2013) e alerta-se para a existência de um segmento da população que tem ficado à margem destes processos (Silva, 2015). Metodologicamente orientada por uma abordagem mixed method, o foco desta apresentação será a sua componente extensiva, que pretende mapear o fenómeno, captando as suas práticas e os seus contextos, culminando na construção de uma tipologia capaz de dar conta dos perfis deste segmento da população. A comunicação estará organizada em quatro momentos distintos. Num primeiro momento retoma-se a reflexão sobre os desafios metodológicos de uma abordagem mixed method, explorando a pertinência da relação entre os métodos quantitativos (análise estatística) e qualitativos (entrevista biográfica) nesta investigação, recuperando alguns dos contributos encontrados nos debates em torno desta discussão (Brannen, 1992; Bryman, 2012; Costa, A. F. et al, 2013). Num segundo momento visa-se a apresentação dos estudos mais relevantes sobre a Educação e Formação de Adultos, a partir dos quais foi feito um levantamento das principais conclusões sobre o que implica (ou significa) ‘ser-se adulto e pouco escolarizado’ nas sociedades atuais. O terceiro momento compreenderá a apresentação dos estudos selecionados como base estatística da componente extensiva desta investigação: Inquérito à Educação e Formação de Adultos (IEFA), do Instituto Nacional de Estatística (INE), recolhido ao longo de uma década, integrando os dados recentes da sua terceira edição (2016), e o estudo extensivo desenvolvido em 2016 para a EDULOG, “Que perceções têm os portugueses sobre o valor da educação”. Num quarto e último momento, procurar-se-á, numa primeira instância, listar alguns dos desafios metodológicos desta componente da investigação, reflectindo sobre a seleção das variáveis a considerar para o mapeamento do fenómeno, e sobre a própria análise que serviu de base à construção da tipologia que deu conta dos perfis deste segmento da população. Assumindo este quarto momento como a conclusão desta comunicação serão, por fim, apresentados os perfis dos adultos (portugueses) pouco escolarizados que não retomaram processos de educação formal. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147300/PT | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Adultos pouco escolarizados | por |
dc.subject | Aprendizagem ao longo da vida | por |
dc.subject | Educação formal de adultos | por |
dc.subject | Desigualdades sociais | por |
dc.title | Ficar de fora das (novas) oportunidades: um retrato da população pouco escolarizada à margem dos processos de educação formal | por |
dc.type | conferenceObject | - |
dc.event.type | Conferência | pt |
dc.event.location | Covilhã | por |
dc.event.date | 2018 | - |
dc.pagination | 299 - 300 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.journal | X Congresso Português de Sociologia | - |
degois.publication.firstPage | 299 | - |
degois.publication.lastPage | 300 | - |
degois.publication.location | Covilhã | por |
degois.publication.title | Ficar de fora das (novas) oportunidades: um retrato da população pouco escolarizada à margem dos processos de educação formal | por |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Aparece nas coleções: | CIES-CRN - Comunicações a conferências nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ficar de fora das (novas) oportunidades.pdf | Versão Editora | 180,85 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.