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dc.contributor.authorCarvalho da Silva, V.-
dc.contributor.authorÁvila, P.-
dc.date.accessioned2018-12-04T09:42:02Z-
dc.date.available2018-12-04T09:42:02Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-50083-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/16820-
dc.description.abstractA presente proposta de comunicação resulta da investigação que integra o projeto do Doutoramento em Sociologia que se encontra em curso, e que tem como objetivo desenvolver e aprofundar o conhecimento sociológico sobre os contextos, processos, disposições e as reflexividades dos adultos pouco escolarizados que não retomaram a educação formal. A centralidade do conhecimento e da escolaridade nas sociedades atuais contrasta com o (ainda) persistente défice de qualificações da população adulta em Portugal, historicamente dependente de políticas transitórias (Araújo,2015). Apesar de esforços recentes (Iniciativa Novas Oportunidades ), sublinham-se os riscos de uma evolução exígua (Capucha, 2013) e alerta-se para a existência de um segmento da população que tem ficado à margem destes processos (Silva, 2015). Metodologicamente orientada por uma abordagem mixed method, o foco desta apresentação será a sua componente extensiva, que pretende mapear o fenómeno, captando as suas práticas e os seus contextos, culminando na construção de uma tipologia capaz de dar conta dos perfis deste segmento da população. A comunicação estará organizada em quatro momentos distintos. Num primeiro momento retoma-se a reflexão sobre os desafios metodológicos de uma abordagem mixed method, explorando a pertinência da relação entre os métodos quantitativos (análise estatística) e qualitativos (entrevista biográfica) nesta investigação, recuperando alguns dos contributos encontrados nos debates em torno desta discussão (Brannen, 1992; Bryman, 2012; Costa, A. F. et al, 2013). Num segundo momento visa-se a apresentação dos estudos mais relevantes sobre a Educação e Formação de Adultos, a partir dos quais foi feito um levantamento das principais conclusões sobre o que implica (ou significa) ‘ser-se adulto e pouco escolarizado’ nas sociedades atuais. O terceiro momento compreenderá a apresentação dos estudos selecionados como base estatística da componente extensiva desta investigação: Inquérito à Educação e Formação de Adultos (IEFA), do Instituto Nacional de Estatística (INE), recolhido ao longo de uma década, integrando os dados recentes da sua terceira edição (2016), e o estudo extensivo desenvolvido em 2016 para a EDULOG, “Que perceções têm os portugueses sobre o valor da educação”. Num quarto e último momento, procurar-se-á, numa primeira instância, listar alguns dos desafios metodológicos desta componente da investigação, reflectindo sobre a seleção das variáveis a considerar para o mapeamento do fenómeno, e sobre a própria análise que serviu de base à construção da tipologia que deu conta dos perfis deste segmento da população. Assumindo este quarto momento como a conclusão desta comunicação serão, por fim, apresentados os perfis dos adultos (portugueses) pouco escolarizados que não retomaram processos de educação formal.por
dc.language.isopor-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147300/PT-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectAdultos pouco escolarizadospor
dc.subjectAprendizagem ao longo da vidapor
dc.subjectEducação formal de adultospor
dc.subjectDesigualdades sociaispor
dc.titleFicar de fora das (novas) oportunidades: um retrato da população pouco escolarizada à margem dos processos de educação formalpor
dc.typeconferenceObject-
dc.event.typeConferênciapt
dc.event.locationCovilhãpor
dc.event.date2018-
dc.pagination299 - 300-
dc.peerreviewedyes-
dc.journalX Congresso Português de Sociologia-
degois.publication.firstPage299-
degois.publication.lastPage300-
degois.publication.locationCovilhãpor
degois.publication.titleFicar de fora das (novas) oportunidades: um retrato da população pouco escolarizada à margem dos processos de educação formalpor
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Aparece nas coleções:CIES-CRN - Comunicações a conferências nacionais

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