Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/16634
Autoria: Mendes, Ruben Manuel Guedes
Orientação: Rita, Paulo
Moro, Sérgio
Data: 27-Out-2017
Título próprio: Visibilidade da marca e recrutamento: um estudo sobre o posicionamento das grandes empresas na rede profissional Glassdor
Referência bibliográfica: Mendes, R. M. G. (2017). Visibilidade da marca e recrutamento: um estudo sobre o posicionamento das grandes empresas na rede profissional Glassdor [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/16634
Palavras-chave: Gestão de empresas
Marketing eletrónico
Oferta de emprego
Recrutamento
Rede social
Avaliação de empresas
Trabalho de projeto
E-marketing
E-recruitment
Rede social profissional
Professional social media
Glassdoor
Resumo: O surgimento da Internet foi transversal a todos os setores da sociedade, bem como ao nível das dinâmicas do mercado. A presente investigação tem como tema principal a Visibilidade e Recrutamento, ou seja, como se posicionam as grandes empresas na rede profissional Glassdoor. Esta rede profissional é uma plataforma online que fornece vários dados e avaliações das empresas, atualizações das mesmas, partilha de informações sobre as experiências das entrevistas, ofertas de emprego, benefícios e salários. Uma vez que existe pouco suporte bibliográfico sobre o uso desta rede profissional e estamos diante de novas visões por parte das empresas quanto ao uso destes meios sociais e profissionais, o estudo tem como principal objetivo perceber como as empresas utilizam a Glassdoor, mais concretamente como as 500 maiores empresas da lista “Global 2000 leading companies” da revista Forbes utilizam enquanto ferramenta de marketing (imagem institucional) e recursos humanos. Através da indispensável revisão bibliográfica que serviu de suporte aos objetivos do estudo e obteve uma perspectiva mais extensa sobre conceitos a abordar, foi elaborado um modelo conceptual e posterior levantamento de cinco hipóteses de investigação de modo a responder aos objectivos do estudo. Os dados quantitativos das variáveis em estudo foram recolhidos diretamente das páginas oficiais das 500 empresas na rede profissional Glassdoor. Para a análise dos dados foram aplicados métodos de estatística descritiva que incluem indicadores estatísticos bivariados com recurso a crosstables, análise gráfica e medidas de associação linear entre variáveis (testes de correlação e do Qui-quadrado). Com base nos dados recolhidos, compreende-se que os setores de atividade mais presentes e que por sua vez têm maior influência no estudo são os Bancos, Seguros e os Serviços Financeiros. Os resultados demonstram que as empresas têm uma avaliação média-boa perante a opinião dos actuais e ex-funcionários, isto é, são classificadas em 3.5 numa escala de 1 a 5. Também se verifica que avaliam em média 64,98% da sua experiência de entrevista como positiva e de dificuldade 2.8. Relativamente aos anúncios de emprego, verifica-se que as empresas cada vez mais utilizam as redes sociais e profissionais para recrutamento, observando-se que 46% das empresas têm mais de 500 ofertas de emprego nas suas páginas. Por outro lado, o estudo indica que as empresas nesta rede profissional têm uma fraca aposta na visibilidade da marca. Esta investigação permite compreender a relevância e importância da Glassdoor no contexto da visualização e recrutamento, entender a importância que os utilizadores têm para a classificação das empresas e o impacto que têm na sua visibilidade e, com o conhecimento adquirido, as empresas podem desenvolver estratégias para aumentar a sua visibilidade e cativar profissionais de topo no contexto glassdoor.
The emergence of the Internet was transversal to all sectors of society, as well as to the level of market dynamics. The main subject of this research is the Visibility and Recruitment, that is, the positioning of large companies in the “Glassdoor” business network. This professional network is an online platform that provides databases and reviews about companies, companies updates, interviews experience information, job offers, benefits and salaries. Since there is little bibliographic support on the use of this professional network and we are faced with new visions of companies regarding the use of these social and professional media, the paper’s main goal is to understand how companies use this professional network, specifically how the 500 largest companies in Forbes magazine's "Global 2000 leading companies" use as a marketing tool (institutional image) and human resources. As a result of the mandatory bibliographic revision, a conceptual framework and a following survey of five investigation hypotheses were elaborated, in order to achieve the research objectives. This revision supported the study and made it possible to gain a wider perspective on the concepts to be addressed. The quantative data of the variables under study werw collected directly from the official pages of the 500 companies in the professional network Glasdoor. For the data analysis, descriptive statistics methods were applied, which included bivariate statistical indicators using crosstables, graphical analysis and measures of linear association between variables (Correlation and ChiSquare tests). Based on the data collected, it is possible to conclude that the most present and influential activity sectors in the study are: Banks, Insurance, and Financial Services. The results show that current and former employees evaluate their companies with medium-to-good rating, that is, they are rated at 3.5 on a scale of 1 to 5. It is also verified that, on average, 64.98% of the staff assess their interview experience as being positive and grade it with a difficulty of 2.8. Regarding job advertisements, it turns out that companies are increasingly using social and business recruitment networks, noting that 46% of companies have more than 500 job vacancies on their webpages. On the other hand, the study indicates that the companies in this business network don’t invest on the brand exposure. This research allows us to understand the relevance and importance of Glassdoor in the context of visualization and recruitment, to understand the importance that users have for the companies classification and the impact they have on their visibility, and with the knowledge acquired, companies can develop strategies for increase your visibility and captivate top professionals in the Glassdoor context.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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