Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/1663
Autoria: Amaro, Clara Sofia Marques
Orientação: Garrido, Margarida
Data: 2008
Título próprio: "Intimacy is closeness". Cognição social situada: a influência da proximidade e da distância no julgamento de alvos sociais
Referência bibliográfica: Amaro, C. S. M. (2008). "Intimacy is closeness". Cognição social situada: a influência da proximidade e da distância no julgamento de alvos sociais [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/1663
Palavras-chave: Cognição social situada
Metáforas
Distância
Proximidade
Julgamento
Socially situated cognition
Metaphors
Distance
Closeness
Judgement
Resumo: O presente trabalho enquadra-se na abordagem da cognição social situada que defende que a cognição é um processo social, situado no contexto, orientado para a acção, corporalizado, e distribuído no ambiente e pelos indivíduos através da comunicação. Adicionalmente, sugere-se que os conceitos abstractos apoiam-se em metáforas físicas que organizam o nosso sistema conceptual, e que, quando activadas poderão influenciar os processos cognitivos e o comportamento. A presente proposta pretende constituir um pequeno contributo para a abordagem da cognição situada, sugerindo que os conceitos de distância e proximidade são ancorados no ambiente através de metáforas que, sempre que relevantes, são utilizadas pelos indivíduos na cognição e comportamento. Especificamente, sugerimos que os julgamentos de alvos abstractos e sociais, são mais positivos quando se activa a proximidade que quando se activa a distância. Para testar esta ideia, realizámos um estudo experimental onde manipulámos a distância através dos conceitos (“aproximar” e “afastar”) e, posteriormente, solicitámos aos participantes um conjunto de julgamentos. Os resultados mostram que a manipulação da distância, ainda que a nível conceptual, afecta os julgamentos quer de alvos abstractos quer de alvos sociais. Os julgamentos obtidos são mais favoráveis quando activado o conceito de “aproximar” do que quando activado o conceito de “afastar”, sugerindo que estes conceitos são ancorados metaforicamente no ambiente.
The present work adopts the socially situated cognition approach, which views cognition as a social process, situated in context, action oriented, embodied, and distributed, through communication, across individuals and environment. Additionally, it is suggested that abstract concepts rely on physical metaphors, which organize our conceptual system. The activation of these metaphors might influence cognitive processes and behavior. This proposal attempts to contribute to the approach of situated cognition, by suggesting that concepts of proximity and distance are anchored on the environment through metaphors, which, whenever relevant, are used by individuals in cognition and behavior. Specifically, we suggest that judgements of abstract and social targets are more positive when proximity is primed, than when distance is primed. To test this idea, we conducted an experimental study where distance was conceptually manipulated. After being primed with the words “”closer, or “far”, or “think”, participants were asked to perform a set of judgements. Results suggest that the distance manipulation, even though at a conceptual level, affects the judgements of both abstract and social targets. The judgements obtained are more favorable when the concept of “closer” is primed than when the concept of “far” is primed, suggesting that these concepts are metaphorically anchored in the environment.
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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