Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/16512
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGuerreiro, João-
dc.contributor.advisorRita, Paulo-
dc.contributor.authorAlbano, Pedro Alexandre Pina Caniço-
dc.date.accessioned2018-07-31T15:14:17Z-
dc.date.available2018-07-31T15:14:17Z-
dc.date.issued2017-12-18-
dc.date.submitted2017-10-
dc.identifier.citationAlbano, P. A. P. C. (2017). O impacto de reviews em formatos de vídeo VS.: texto na decisão de compra do consumidor [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/16512pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/16512-
dc.description.abstractA presente dissertação de mestrado pretende avaliar o contributo de online video reviews em comparação com as text reviews tradicionais no que toca à tomada de decisão de compra dos consumidores. O objectivo principal desta dissertação visa responder ao impacto que este tipo de reviews tem, com vista a aferir conclusões sobre se a disponibilização desta ferramenta nos canais de comunicação online por parte das marcas poderia vir a ter sucesso ou não, com base nos resultados apresentados. Neste sentido, analisam-se questões como os tipos de consumidores, os tipos de reviews, as intenções de compra, os sentimentos relativos a determinadas reviews, e de que forma é que a conjugação de os diferentes cenários de resposta poderão chegar a uma conclusão comum: se de facto as video reviews têm um impacto diferencial na tomada de decisão de compra comparativamente com text reviews. Para chegar a esta conclusão, foi adotado um método quantitativo para o desenvolvimento da investigação, através de um inquérito por questionário de respostas fechadas. A amostra obteve um total de 153 respostas. Os resultados finais concluem video reviews têm mais impacto na decisão de compra dos consumidores do que text reviews, tanto ao nível do tipo de consumidor, como ao nível do tipo de produto e de review, sendo a qualidade da review assume um papel preponderante no desenvolvimento da perceção do consumidor quanto à qualidade do produto, tendo consequentemente maior impacto na sua decisão de compra.por
dc.description.abstractThis dissertation intends to evaluate the contribution of online video reviews in comparison with the traditional text reviews in what concerns the decision of purchase by consumers. The main objective of this study is to evaluate the impact that this type of reviews has, in order to reach conclusions on whether the availability of this tool in the online communication channels by the brands could be successful or not, based on the results presented. In this sense, we analyze issues such as types of consumers, types of reviews, purchase intention, feelings about particular products, and how the combination of different response scenarios may lead to a common conclusion: If in fact video reviews have a differential impact on the purchase decision compared to text reviews. To reach this conclusion, a quantitative method for the development of the research was adopted through a survey of closed answers. The sample had a total of 153 responses. The final results conclude, in a precise way, that video reviews have more impact on consumers' buying decisions than text reviews, both in terms of consumer type, product type and review level, and the quality of the review assumes a preponderant role in the development of consumer perception of product quality, thus having a greater impact on their purchasing decision.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectTomada de decisãopor
dc.subjectConsumidorpor
dc.subjectMarcapor
dc.subjectRede socialpor
dc.subjectComércio eletrónicopor
dc.subjectVídeo digitalpor
dc.subjectOnline reviewspor
dc.subjectVideo reviewpor
dc.subjectText reviewspor
dc.subjectElectronic word-of-mouthpor
dc.subjectOnline reviewspor
dc.subjectVideo reviewspor
dc.subjectText reviewspor
dc.subjectElectronic word-of-mouthpor
dc.titleO impacto de reviews em formatos de vídeo VS.: texto na decisão de compra do consumidorpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201791340por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopor
dc.date.embargo2019-07-31-
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