Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/16326
acessibilidade
Title: Escher: Arte e Matemática desenhadas por alunos portugueses
Authors: Ramos, F. R.
Kopke, R. C. M.
Domingos, A. M.
Keywords: Arte
Escher
Matemática
Pavimentações
Isometrias
Issue Date: 2017
Publisher: UNIP
Abstract: Parte substancial da obra de Escher é dedicada ao estudo do Plano Euclidiano, nomeadamente numa perspetiva de o pavimentar. É sobre este tópico da obra de Escher que incide o presente trabalho o qual pode ser encardao como um ‘tributo’ a Escher e à sua arte. À semelhança de muitos outros já existentes na literatura, este trabalho retrata a harmonia e afinidade existente entre a Arte e a Matemática nas criações do artista. Porém, face a algumas particularidades, julgamos que o nosso estudo prima por alguma singularidade, sendo exemplo elucidativo da expressão gráfica nas Artes Visuais e na Matemática, associado ao relato de uma experiência vivida em contexo escolar. Sustentando-se numa análise e apresentação cuidada dos procedimentos seguidos por Escher para pavimentar o plano, um grupo de alunos em risco de abandono escolar (com idades compreendidas entre os 16 e os 19 anos que não tinham concluído o ensino básico), (re)criou a obra de Escher em painéis de azulejo, mediante produções artísticas originais.
Peer reviewed: yes
URI: https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-39393
http://hdl.handle.net/10071/16326
ISBN: 978-85-5722-046-1
Appears in Collections:DMQGE-CRI - Comunicações a conferências internacionais

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
RamosF_KopkeR_DomingosA_Art2_Graphica2017.pdf1.56 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.