Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/16326
Autoria: | Ramos, F. R. Kopke, R. C. M. Domingos, A. M. |
Data: | 2017 |
Título próprio: | Escher: Arte e Matemática desenhadas por alunos portugueses |
ISBN: | 978-85-5722-046-1 |
Palavras-chave: | Arte Escher Matemática Pavimentações Isometrias |
Resumo: | Parte substancial da obra de Escher é dedicada ao estudo do Plano Euclidiano, nomeadamente numa perspetiva de o pavimentar. É sobre este tópico da obra de Escher que incide o presente trabalho o qual pode ser encardao como um ‘tributo’ a Escher e à sua arte. À semelhança de muitos outros já existentes na literatura, este trabalho retrata a harmonia e afinidade existente entre a Arte e a Matemática nas criações do artista. Porém, face a algumas particularidades, julgamos que o nosso estudo prima por alguma singularidade, sendo exemplo elucidativo da expressão gráfica nas Artes Visuais e na Matemática, associado ao relato de uma experiência vivida em contexo escolar. Sustentando-se numa análise e apresentação cuidada dos procedimentos seguidos por Escher para pavimentar o plano, um grupo de alunos em risco de abandono escolar (com idades compreendidas entre os 16 e os 19 anos que não tinham concluído o ensino básico), (re)criou a obra de Escher em painéis de azulejo, mediante produções artísticas originais. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DMQGE-CRI - Comunicações a conferências internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RamosF_KopkeR_DomingosA_Art2_Graphica2017.pdf | 1,56 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.