Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/16302
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorHenriques, S.-
dc.contributor.authorMoreira, J. A.-
dc.contributor.authorBarros, D.-
dc.contributor.authorGoulão, M. F.-
dc.date.accessioned2018-07-11T11:16:34Z-
dc.date.available2018-07-11T11:16:34Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.isbn978-972-674-808-3-
dc.identifier.urihttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-42180-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/16302-
dc.description.abstractA evolução tecnológica e o advento da Internet propiciaram o surgimento de uma sociedade em rede marcada por mudanças acentuadas na economia e no mercado de trabalho, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional e cenários de aprendizagem. Sendo a educação em rede um processo que se caracteriza pela utilização de plataformas, de interfaces online, de recursos educacionais abertos ou redes sociais, torna-se necessário fomentar práticas pedagógicas ativas e construtivistas que sustentem um conhecimento coletivo e uma aprendizagem colaborativa. Na realidade, a adoção de ambientes online no campo da educação já deu provas do seu potencial. Trata-se agora de ensinar os indivíduos a aprender recorrendo a metodologias flexíveis e inclusivas, onde se integrem diferentes recursos didáticos, conteúdos dinâmicos e interativos, onde se diversifiquem os canais de comunicação e as formas de trabalhar. Mas para que isso aconteça é necessário que os professores possam dar uma resposta efetiva aos desafios que a introdução das tecnologias de informação e comunicação colocam. Concretamente, reforçando as suas competências e os seus conhecimentos científicos, pedagógico-didáticos, e sobretudo, tecnológicos. Deverão, pois, ser desencadeados processos educativos destinados a melhorar e a desenvolver a sua qualidade profissional, recorrendo a modelos de formação que se coadunem com as dinâmicas pedagógicas da web social como o modelo TPACK (Conhecimento Tecnológico Pedagógico de Conteúdo), que enfatiza novas formas de conhecimento que resultam da interligação entre três conhecimentos: Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK), Conhecimento Técnico do Conteúdo (TCK) e o Conhecimento Técnico Pedagógico do Conteúdo (TPK). Foi com esse intuito que a Universidade Aberta (UAb) concebeu o Curso de Formação para a Docência Online, especificamente voltado para o ensino superior que aqui apresentamos e analisamos com o objetivo de contribuir para a discussão da qualidade deste tipo de ofertas formativas.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Abertapor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147300/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFormação onlinepor
dc.subjectEducação onlinepor
dc.subjectPedagogia onlinepor
dc.subjectE-professorpor
dc.subjectQualidade na formação onlinepor
dc.titleRespondendo aos desafios formativos da era digital: o Curso de Formação para a Docência Onlinepor
dc.typebookPartpor
dc.pagination148-178en_US
dc.peerreviewedyespor
dc.journalNovos olhares para os cenários e práticas da educação digitalen_US
degois.publication.firstPage148por
degois.publication.lastPage178por
degois.publication.locationLisboapor
degois.publication.titleNovos olhares para os cenários e práticas da educação digitalpor
dc.date.updated2018-07-11T10:50:44Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Aparece nas coleções:CEI-CLN – Capítulos de livros nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2017_Respondendo aos desafios formativos da era digital - CFDO.pdf3,09 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.