Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/16302
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Henriques, S. | - |
dc.contributor.author | Moreira, J. A. | - |
dc.contributor.author | Barros, D. | - |
dc.contributor.author | Goulão, M. F. | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-11T11:16:34Z | - |
dc.date.available | 2018-07-11T11:16:34Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.isbn | 978-972-674-808-3 | - |
dc.identifier.uri | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-42180 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/16302 | - |
dc.description.abstract | A evolução tecnológica e o advento da Internet propiciaram o surgimento de uma sociedade em rede marcada por mudanças acentuadas na economia e no mercado de trabalho, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional e cenários de aprendizagem. Sendo a educação em rede um processo que se caracteriza pela utilização de plataformas, de interfaces online, de recursos educacionais abertos ou redes sociais, torna-se necessário fomentar práticas pedagógicas ativas e construtivistas que sustentem um conhecimento coletivo e uma aprendizagem colaborativa. Na realidade, a adoção de ambientes online no campo da educação já deu provas do seu potencial. Trata-se agora de ensinar os indivíduos a aprender recorrendo a metodologias flexíveis e inclusivas, onde se integrem diferentes recursos didáticos, conteúdos dinâmicos e interativos, onde se diversifiquem os canais de comunicação e as formas de trabalhar. Mas para que isso aconteça é necessário que os professores possam dar uma resposta efetiva aos desafios que a introdução das tecnologias de informação e comunicação colocam. Concretamente, reforçando as suas competências e os seus conhecimentos científicos, pedagógico-didáticos, e sobretudo, tecnológicos. Deverão, pois, ser desencadeados processos educativos destinados a melhorar e a desenvolver a sua qualidade profissional, recorrendo a modelos de formação que se coadunem com as dinâmicas pedagógicas da web social como o modelo TPACK (Conhecimento Tecnológico Pedagógico de Conteúdo), que enfatiza novas formas de conhecimento que resultam da interligação entre três conhecimentos: Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK), Conhecimento Técnico do Conteúdo (TCK) e o Conhecimento Técnico Pedagógico do Conteúdo (TPK). Foi com esse intuito que a Universidade Aberta (UAb) concebeu o Curso de Formação para a Docência Online, especificamente voltado para o ensino superior que aqui apresentamos e analisamos com o objetivo de contribuir para a discussão da qualidade deste tipo de ofertas formativas. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Aberta | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147300/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Formação online | por |
dc.subject | Educação online | por |
dc.subject | Pedagogia online | por |
dc.subject | E-professor | por |
dc.subject | Qualidade na formação online | por |
dc.title | Respondendo aos desafios formativos da era digital: o Curso de Formação para a Docência Online | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.pagination | 148-178 | en_US |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.journal | Novos olhares para os cenários e práticas da educação digital | en_US |
degois.publication.firstPage | 148 | por |
degois.publication.lastPage | 178 | por |
degois.publication.location | Lisboa | por |
degois.publication.title | Novos olhares para os cenários e práticas da educação digital | por |
dc.date.updated | 2018-07-11T10:50:44Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Aparece nas coleções: | CEI-CLN – Capítulos de livros nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_Respondendo aos desafios formativos da era digital - CFDO.pdf | 3,09 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.