Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/16191
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRosa, Álvaro Augusto-
dc.contributor.authorGuedes, Leonor Carrilho-
dc.date.accessioned2018-06-20T15:50:03Z-
dc.date.available2018-06-20T15:50:03Z-
dc.date.issued2017-12-20-
dc.date.submitted2017-10-
dc.identifier.citationGuedes, L. C. (2017). A descriptive study on the youth tourism market, based on Generation Y travel experiences [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/16191pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/16191-
dc.description.abstractThe present dissertation is based on the study of the tourism industry from a consumer’s perspective. Being compose by multigenerational visitors, studying travel consumer behaviors based on their generational cohort became a popular method to understand consumer behavior in tourism. The presented dissertation focuses in particular on Generation Y member’s point of view, all individuals born between 1982 and 2002. The dissertation follows a descriptive method, that analyses Gen Y members traits and as travelers consumers. As they are currently aged between 15 and 35 years old, within the tourism sector, they belong to a segmented market named Youth Tourism. This market represents 190 million international trips per year and is growing faster than the overall global market, hence studying its consumers previous travel patterns is important to understand the current situation of the market. This market englobes all sort of categories of tourism from educational, volunteering to adventure among others, and currently the lack of an official typology list of those categories and lack of consumer studies within this market generated a research gap that needs to be addressed. The results showed that from all the youth tourism markets that were consider, Leisure tourism is the most popular choice among Gen Y consumers. Moreover, the findings also suggest statistically significant differences of youth tourism market categories preferences between genders. The overall findings, that derived from the analysis derived interesting facts for this market, are explained and summarized in the conclusions.por
dc.description.abstractA dissertação em questão aborda a indústria do turismo pela ótica dos consumidores. Sendo o turismo composto por visitantes multigeracionais, tornou-se prática comum o estudo do comportamento destes utilizando o seu grupo geracional como referência para explicar os seus comportamentos. A dissertação foca-se em particular nos consumidores que pertencem à Geração Y, nascidos entre 1982 a 2002. A dissertação segue a metodologia descritiva, que analisa as características dos membros da Geração Y como indivíduos e como consumidores de turismo. Estes encontram-se, neste momento, em idades entre os 15 e os 35 anos de idade, o que na indústria do turismo implica serem participantes do Turismo Juvenil. Este mercado representa atualmente 190 milhões de viagens internacionais por ano com um crescimento constante, tornando o estudo dos seus consumidores essencial na análise da sua atual situação. Este mercado engloba diferentes categorias de turismo desde educacional, a programas de voluntariado a turismo de aventura, entre outros. No entanto, não existe uma lista de tipologias do Turismo Juvenil aceite por autores publicados e com a falta de estudos de consumidor da Geração Y em relação a este mercado, uma oportunidade de investigação foi encontrada. Os resultados concluem que de todos os tipos de turismo juvenil estudados, o Turismo de Lazer é o mais popular entre a Geração Y. Os resultados também sugerem que existem diferenças estatisticamente significantes entre certos tipos de Turismo Juvenil que atraem mais um gênero do que o outro. As conclusões finais da análise foram explicadas e sumarizadas nas conclusões.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGeneration ypor
dc.subjectGenerational theorypor
dc.subjectTravel consumerspor
dc.subjectYouth tourismpor
dc.subjectGestão de marketingpor
dc.subjectTurismopor
dc.subjectJovempor
dc.subjectComportamento do consumidorpor
dc.subjectGeração Ypor
dc.subjectTeoria geracionalpor
dc.subjectConsumidores turismopor
dc.subjectTurismo juvenilpor
dc.titleA descriptive study on the youth tourism market, based on Generation Y travel experiencespor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201791374por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão Internacionalpor
dc.subject.jelM310-
dc.subject.jelZ310-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
dc.subject.jel1Z Other special topics-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_leonor_carrilho_guedes.pdf1,59 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.