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http://hdl.handle.net/10071/16189
Autoria: | Rebocho, Alexandra Isabel Amante |
Orientação: | Silva, Sílvia |
Data: | 3-Nov-2017 |
Título próprio: | E-mail as a predictor of silence behaviors |
Referência bibliográfica: | Rebocho, A. I. A. (2017). E-mail as a predictor of silence behaviors [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/16189 |
Palavras-chave: | E-mail E-mail overload E-mail quality Silence behaviors Gestão de recursos humanos Correio eletrónico Efeitos psicológicos Relações profissionais Comportamento organizacional Comunicação não verbal Sobrecarga de e-mail Qualidade de E-mail Comportamentos de silêncio |
Resumo: | As e-mail became the number one communication channel within organizations,
problems related to this fact started to arise. Employees no longer felt in control over their inbox
and the term e-mail overload started to gain more relevance. Thus, the present study sought to
investigate the impacts that e-mail overload and the quality of its content can have on
employees, as well as what are its consequences to the individuals. As the outcomes can vary
given different situations and individuals, the study was focused particularly on silence
behaviors, that until to the moment have scarce empirical research.
The results of the study were obtained through an online questionnaire answered by 97
individuals. With the support of the Job Demands-Resources Model, it was possible to test
mediations, moderations and moderated mediations, to verify the impact of e-mail on silence
behaviors. While the results found that both work engagement and exhaustion mediate the
previous relationship, it was also found that the quality of the e-mail content moderates the
relation between e-mail overload and work engagement, contrary to what happens in the
relationship between e-mail overload and exhaustion. Further, the moderated mediation was
partially confirmed since it was verified that, e-mail quality moderates the mediation between
e-mail overload and work engagement, but it does not moderate the mediation between e-mail
overload and exhaustion.
The present study is particularly important to close one of the existent gaps regarding
silence behaviors, as the subject does not have a large body of research nor it has been connected
with e-mail. Further, it can be useful for managers to understand why some employees remain
silent and what can be done to overcame such behaviors. Com o e-mail a tornar-se o canal de comunicação mais utilizado dentro das organizações, alguns problemas relacionados com este fato começaram a surgir. Os funcionários deixaram de sentir qualquer controle sobre a sua caixa de correio e o terma sobrecarga de e-mail passou a ter mais relevância. O presente estudo tem como objetivo investigar quais os impactos que esta sobrecarga de e-mail bem como a qualidade do seu conteúdo podem ter nos funcionários, e quais são as consequências que poderão advir dos mesmos, afetando assim os individuos. Como as consequências podem variar consoante diferentes situações e diferentes indivíduos, o estudo foca-se particularmente em comportamentos de silêncio como possível consequência. Os resultados foram obtidos através de um questionário online, contando com a participação de 97 indivíduos. Com o apoio do modelo Job Demand-Resources, foi possível testar mediações, moderações e moderações mediadas, para verificar o impacto de e-mail nos comportamentos de silêncio. Os resultados mostraram que tanto o envolvimento no trabalho como a exaustão medeiam a relação anterior. Já a qualidade do conteúdo do e-mail modera a relação entre a sobrecarga de e-mail e o envolvimento no trabalho, ao contrário do que acontece na relação entre sobrecarga de e-mail e exaustão. Além disso, a mediação moderada foi parcialmente confirmada, uma vez que se verificou que a qualidade do e-mail modera a mediação entre a sobrecarga de e-mail e o envolvimento no trabalho, mas não modera a mediação entre a sobrecarga e a exaustão. Este estudo é particularmente importante para tentar fechar uma das lacunas existentes em relação aos comportamentos de silêncio, uma vez que a pesquisa sobre o mesmo é escassa e, a existente ainda não estudou a sua relação com o e-mail. Assim, os resultados deste estudo podem ser bastante úteis para os gestores entenderem o porquê de alguns funcionários permanecerem em silêncio e o que pode ser feito para superar estes comportamentos. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_alexandra_amante_rebocho.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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