Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/16170
Autoria: Aguiar, Tiago Lúcio de Meneses
Orientação: Rosa, Álvaro Augusto da
Data: 20-Dez-2017
Título próprio: A estratégia e a captação de clientes do ActivoBank
Referência bibliográfica: Aguiar, T. L. de M. (2017). A estratégia e a captação de clientes do ActivoBank [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/16170
Palavras-chave: Gestão de empresas
Mercado bancário
Marketing bancário
Vantagem competitiva
Satisfação do cliente
Estratégias
Captação de clientes
Reposicionamento
Strategy
Customer acquisition
Repositioning
Competitive advantages
Resumo: A presente tese de mestrado é um projeto-empresa em colaboração com o ActivoBank, um Banco pensado ao pormenor para simplificar e facilitar o dia a dia do seu cliente. No âmbito do estágio, realizado pelo autor no Banco, surgiu o desafio de poder elaborar um estudo com o propósito de entender quais as modificações que poderiam ser efetuadas na estratégia de captação de clientes do Banco, com o objetivo de a maximizar. Os clientes/consumidores necessitam de confiar no Banco, para mais facilmente a ele se fidelizarem e, ao mesmo tempo, reconhecerem a sua notoriedade e credibilidade, critérios fundamentais para potenciar qualquer marca no mercado, permitindo ser a “escolha” em detrimento de outras. Todo o estudo do projeto foi acompanhado por uma completa revisão de literatura, o que permitiu tirar várias conclusões. Assim sendo, foram encontradas duas propostas de melhoria à estratégia e reposicionamento do Banco, uma em parceria com o Millennium BCP, de mais fácil execução, e a outra, a de abertura de contas online, de mais complexa realização, em consequência de alguns enquadramentos jurídicos difíceis de contornar. Estas novas propostas têm o objetivo de criar vantagens inovadoras e competitivas, com o intuito de se adaptarem às tendências e necessidades do mercado atual. A proposta principal é a de aprofundar a parceria com o Millennium, conseguindo assim abranger uma vasta área geográfica de Portugal que, de outro modo, não está acessível ao ActivoBank por escassez de recursos
This master's thesis is a project-company in collaboration with ActivoBank, a Bank thought in detail to simplify and facilitate the day-by-day of the client. During the traineeship carried out by the author at the Bank, the challenge arose to be able to elaborate a study with the objective of understanding the changes that could be made to the Bank's customer acquisition strategy, in order to maximize it. The customers / consumers needs to rely on the Bank so that they can join it, and it is assumed as a fundamental criterion for the choice of a particular brand, its reputation. The entire study of the project was accompanied by a complete literature review, which allowed drawing several conclusions. Therefore, two proposals for improvement to the Bank's strategy and repositioning were found, of which one of the proposals in partnership with Millennium BCP was easier to execute, and the other was to open accounts online, but with some difficulties in legal terms. These new proposals aim to create new competitive advantages in order to adapt to the current market trends and needs. The main proposal is to deepen the partnership with Millennium, thus managing to cover a wide geographic area of Portugal that otherwise is not accessible to ActivoBank due to lack of resources.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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