Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/15927
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTkachenko, Anastasiya-
dc.date.accessioned2018-05-25T16:37:04Z-
dc.date.available2018-05-25T16:37:04Z-
dc.date.issued2017-12-15-
dc.date.submitted2017-10-
dc.identifier.citationTkachenko, A. (2017). The influence of culture on interpersonal communication at PWC [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15927pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/15927-
dc.description.abstractThis study aims to evaluate the influence of culture on communication and the causes of communication problems among PwC employees. For this purpose, a questionnaire was applied to employees of this company, allowing the collection of 730 responses from 132 countries and 115 different nationalities. In the initial part of the present dissertation was performed a collection of theoretical concepts referring the relevant topics for this work, that is, the culture, specifically, previous studies and the various cultural models already existent; and communication, namely the channels and modes of communication and the required conditions for effective communication. Through the study, it was possible to verify that the national culture influences some aspects of communication between collaborators, especially the channels chosen to communicate and the use of the formal language. Not having, however, a relevant impact on the practice of feedback, on the organization of the office space, neither on the communication practices used by the employees. However, it was possible to ascertain a significant relationship between the national culture and the causes of communication problems occurred in the workplace. Thus, it was possible to conclude that, despite differences in communication due to the cultural differences of the countries where the company operates, there are aspects where communication is very similar in all the analyzed countries, presumably due to the shared corporate culture.por
dc.description.abstractEste estudo visa avaliar a influência da cultura na comunicação e nas causas dos problemas na comunicação entre colaboradores da PwC. Para este efeito, foi realizado um questionário aplicado aos colaboradores da referida empresa, permitindo recolher 730 respostas, de 132 países e 115 nacionalidades diferentes. Na parte inicial da presente dissertação foi realizado um levantamento de conceitos teóricos referentes aos temas relevantes para o trabalho em causa, ou seja, a cultura, isto é, estudos realizados anteriormente e os vários modelos culturais já existentes; e a comunicação, nomeadamente os canais e modos de comunicação e as condições necessárias para a ocorrência da comunicação eficaz. Através do estudo realizado foi possível verificar que a cultura nacional influencia alguns aspetos da comunicação entre os colaboradores, especialmente os canais escolhidos para comunicar e a utilização da linguagem formal. Não tendo, no entanto, impacto relevante na prática do "feedback", na organização do espaço do escritório, nem nas práticas de comunicação utilizadas pelos colaboradores. Contudo, foi possível averiguar uma relação significativa entre a cultura nacional e as causas dos problemas na comunicação ocorridos no local de trabalho. Assim, foi possível concluir que, apesar das diferenças na comunicação verificadas devido a diferenças culturais dos países onde a empresa opera, existem aspetos onde a comunicação é bastante semelhante em todos os países analisados, o que se deve, presumivelmente, à cultura empresarial partilhada.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCulturepor
dc.subjectCommunicationpor
dc.subjectMiscommunicationpor
dc.subjectCauses of miscommunicationpor
dc.subjectGestão de recursos humanospor
dc.subjectComunicação organizacionalpor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectEstratégias de comunicaçãopor
dc.subjectLinguagem formalpor
dc.titleThe influence of culture on interpersonal communication at PWCpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201787601por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão Internacionalpor
dc.subject.jelM16-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_anastasiya_tkachenko.pdf5,04 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.