Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/15803
Autoria: Martins, Filipa Oliveira
Orientação: Lage, Miguel Jorge da Cruz
Data: 19-Dez-2017
Título próprio: Red Pass, então?
Referência bibliográfica: Martins, F. O. (2017). Red Pass, então? [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15803
Palavras-chave: Sport Lisboa e Benfica
Marketing desportivo
Futebol
Sócio
Motivação do consumidor
Comportamento do consumidor
Sports marketing
Season tickets
Football
Members
Fans
Motivations
Red Pass
Resumo: No mercado do desporto são transacionados milhões de euros anualmente causando impacto na economia dos países. O futebol é a modalidade que atrai mais espectadores e têm maior visibilidade e exposição mediática, através de prémios conquistados e investimentos em contratações de jogadores. Uma das formas de financiamento dos clubes passa pela receita gerada em bilhética e, antecipadamente, pela receita gerada na venda de lugares anuais, mais precisamente o Red Pass. Assim, o presente estudo propõe a análise do perfil do consumidor de desporto, analisando os fatores que influenciam a não renovação do Red Pass e os fatores que influenciam as novas subscrições do mesmo. Para tal realizou-se uma análise com recursos a fontes primárias (questionários) e fontes secundárias (internas e externas) para analisar o perfil dos consumidores, os seus comportamentos de consumo e as suas motivações. Desta forma, foi possível concluir que os determinantes para a não renovação do Red Pass são: impossibilidade ou não pretenderem assistir a grande parte dos jogos; o aumento significativo do lugar e a diminuição do rendimento disponível do agregado familiar. Relativamente aos determinantes para a subscrição do Red Pass passam pelo objetivo de assistir a todos os jogos, o apoio à equipa e acompanhar o seu sucesso, o custo mais baixo face à compra de bilhetes jogo a jogo e a comodidade de não ter de comprar bilhete de jogo.
In the sports market millions of euros are transacted annually causing an impact on countries' economies. Football is the sport that attracts more spectators and has greater visibility and media exposure, through prizes won and investments in player hirings. One of the main forms of club's financing is the revenue generated by ticket selling and, in advance, the revenue generated from the sale of the season tickets, more precisely, the Red Pass. The present study proposes the analysis of the sport's consumer profile, analyzing the factors that influence the non-renewal of Red Pass and the factors that influence the new subscriptions of the same. The first stage of this study was carried out by using primary sources (questionnaires) and secondary sources (internal and external) to analyze the profile of consumers, their consumption behaviors and their motivations. This analysis results in two conclusions: the determinants for the non-renewal of the Red Pass are the impossibility of going to the stadium, or do not want to watch the majority of the games, the significant increase of the season tickets' price and the decrease of the disposable income of the household. Regarding the determinants for the Red Pass subscription these are: the will to attend of all the games support the team and their success, the lowest cost and do not having to buy single tickets.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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