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dc.contributor.advisorSaldanha, José Luís-
dc.contributor.advisorCosta, Pedro Seco da-
dc.contributor.authorRebocho, Tiago Ferrão-
dc.date.accessioned2018-05-14T11:38:10Z-
dc.date.available2018-05-14T11:38:10Z-
dc.date.issued2013-11-29-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.citationRebocho, T. F. (2013). Arquitetura, música e acústica: um estudo da interseção das artes [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15802pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/15802-
dc.description.abstractA vontade do homem em conhecer novos mundos não é recente, e será sempre uma fome insaciável que motiva a ir além do conhecido. Seja esta uma esperança de encontrar um mundo melhor, alargar conhecimento, ou pelo simples prazer da viagem, trata-se de um tema apetecível para qualquer mente criativa. Este tema tem sido retratado nas artes das mais variadas formas, desde os projectos futuristas de Antonio Sant'Elia [1888-1916], à longa-metragem Metropolis de Fritz Lang [1927], ou 2001: A Space Odissey de Stanley Kubrick [1968]. O desafio lançado em Projeto Final de Arquitetura tem como tema central o "Mundo Novo" [título inspirado no livro Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley, 1932], tendo por base a intervenção urbana e arquitetónica na Colina das Amoreiras, idealizada para a sociedade de 2032 . Este tema oportuno e desafiante, envolto numa narrativa complexa, explora os domínios da criatividade e da crítica social que se manifestam em desejos e intenções. Ao idealizar uma sociedade para daqui a vinte anos, conjeturam-se tendências e ideias de um mundo mais consciente a nível ambiental, económico e social que se começam a verificar atualmente e que se acredita terem continuidade. Neste sentido, a proposta de intervenção de grupo passa por uma reflexão sobre o espaço público, em que o conceito se desenvolve sobre os temas da centralidade e dos espaços intersticiais. Numa zona densamente edificada e de caráter marcadamente empresarial, a descompressão de construção e presença de espaços públicos verdes assumem um papel fundamental. Esta intenção é concretizada a partir da requalificação de espaços expectantes, reabilitação de edifícios descaracterizados e devolutos, assim como pelo aproveitamento de lotes degradados para novas construções. A intervenção preconizada reflecte a convicção de que o futuro da zona não se baliza nos pressupostos do Movimento Pós-Moderno português, com o seu epítome nas Torres das Amoreiras de Tomás Taveira, e no presente Plano Diretor Municipal com a massificação da construção e consequente especulação imobiliária para o terreno livre da Artilharia Um.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectEspaço públicopor
dc.subjectArquitetura urbanapor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectAcústicapor
dc.titleArquitetura, música e acústica: um estudo da interseção das artespor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidadespor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::Artes-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Arquiteturapor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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