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dc.contributor.advisorRobalo, António-
dc.contributor.authorBandeira, Daniel Cintado dos Santos Ponces-
dc.date.accessioned2018-05-11T15:51:54Z-
dc.date.available2018-05-11T15:51:54Z-
dc.date.issued2017-11-28-
dc.date.submitted2017-10-
dc.identifier.citationBandeira, D. C. dos S. P. (2017). Portuguese cultural standards from the spanish perspective [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15791pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/15791-
dc.description.abstractThe main objective of this master’s dissertation is to find out the Portuguese cultural standards from the Spanish perspective. The best methodology used to this research is by using the cultural standards method approach, which is an innovative qualitative research especially used to study only two countries which are very close geographically. The cultural standards method consists of three main phases: narrative interviews, analysis and identifying the cultural standards. By doing the narrative interviews, a number of participants is needed for the sample. The data was collected during the interviews with Spaniards who have an experience of living and working in Portugal. This thesis is divided into two parts. The first one is a more theoretical background about the concept of "culture" and the importance of culture in cross-cultural business. There is a comparison between both countries regarding the historical background and the results from Geert Hofstede with the cultural dimensions scores between Portugal and Spain. The second part of the thesis is the practical one where the results of the current research are shown by describing the sample of the participants, identifying the cultural standards obtained and comparing them with Hofstede's cultural dimensions. Furthermore, real based experiences’ case studies are presented as well as a proposal of a Portuguese business protocol for Spaniards which preceeds the conclusion of the thesis.por
dc.description.abstractO principal objetivo desta dissertação de mestrado é encontrar os standards culturais Portugueses desde a perspetiva dos indivíduos Espanhóis. A melhor metodologia usada para esta investigação é a abordagem do método dos standards culturais, que é uma novidade na pesquisa qualitativa usada especialmente para estudar só dois países que estão geograficamente perto. O método dos standards culturais está formado por três fases: entrevistas, análises e identificação dos standards culturais. Foi necessário um numero de participantes para criar a amostra para as entrevistas. Os dados foram recolhidos durante as entrevistas com indivíduos Espanhóis com experiência de vida e trabalho em Portugal. Esta tese está dividida em duas partes. A primeira parte é um enquadramento teórico sobre o conceito de "cultura" e a importância da cultura transversal nos negócios. Há uma comparação entre ambos países em relação ao enquadramento histórico e dos resultados de Geert Hofstede com os valores das dimensões culturais entre Portugal e Espanha. A segunda parte da tese é mais prática onde é mostrado os resultados da atual investigação descrevendo a amostra dos participantes, identificando os standards culturais obtidos e comparando-os com as dimensões culturais de Hofstede. Além disso, foram feitos estudos de caso baseados em experiências reais e um protocolo de negócios Portugueses para Espanhóis seguidos da conclusão. Os resultados da presente dissertação podem ser utilizados para ajudar e preparar qualquer indivíduo Espanhol - que venha para Portugal para viver, estudar ou trabalhar – e que se depara com o cotexto Português.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCulturepor
dc.subjectCultural standardspor
dc.subjectInternational businesspor
dc.subjectPortugal - Spainpor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectEmpresa multinacionalpor
dc.subjectRelações internacionaispor
dc.subjectNegóciopor
dc.subjectEstudo de casospor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectEspanhapor
dc.titlePortuguese cultural standards from the spanish perspectivepor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201769360por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão Internacionalpor
dc.subject.jelF23-
dc.subject.jelM16-
dc.subject.jel1F International economics-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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