Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/15777
Autoria: Soeiro, Maria Seixas Lopes
Orientação: Duarte, Henrique
Data: 16-Nov-2017
Título próprio: Os novos mecanismos de controlo nas organizações e indivíduos: o impacto das práticas discursivas nas organizações e nos indivíduos
Referência bibliográfica: Soeiro, M. S. L. (2017). Os novos mecanismos de controlo nas organizações e indivíduos: o impacto das práticas discursivas nas organizações e nos indivíduos [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15777
Palavras-chave: Gestão de recursos humanos
Comunicação organizacional
Prática discursiva
Controlo organizacional
Clima organizacional
Comportamento organizacional
Hotelaria
Discursive practices
Control
Organizational climate
Sharing
Resumo: Os limites funcionais e hierárquicos que existiam nas organizações, têm perdido espaço nos dias de hoje. A competitividade e rápido avanço tecnológico torna mais difícil o cumprimento dos objetivos organizacionais e alinhamento com as necessidades de mercado (Seo, Park, & Kim, 2011). A criação e gestão dos mecanismos de controlo é importante, uma vez que possibilitam verificar se as pessoas estão ou não centradas e focadas naquilo que são os objetivos da organização na qual estão inseridos. Uma das formas de conseguir alinhar os colaboradores com os objetivos organizacionais é através da comunicação. A comunicação nas organizações tem de facto muito importância, uma vez que, não é apenas o meio pelo qual estabelecemos a existência das organizações, mas também é através da comunicação que as pessoas conseguem estar organizados e agir coletivamente (Cooren, Vaara, Langley, & Tsoukas, 2014). A investigação em si procura estudar qual o impacto que as práticas discursivas têm nos colaboradores e nas organizações. A recolha de dados para o presente estudo foi realizada através da aplicação de um inquérito, na área da hotelaria, em cinco cadeias hoteleiras, abordando 15 unidades hoteleiras diferentes, constituídas no seu todo por 78 equipas. A amostra é constituída por 455 indivíduos, dos quais cerca de 44% pertencem ao sexo feminino e os restantes 56% pertencem ao sexo masculino. As variáveis medidas no questionário foram "Social Networks: Communication Network", Promoção de Valores e Crenças, Cinismo, Confiança Organizacional, Clima de Medo, Clima de Confiança, Promoção de Medo e Ameaças, Identificação Organizacional, "Commitment" e Intenção de Saída. Os resultados deste estudo remetem para a importância da comunicação, que se apresenta como determinante na criação do clima nas organizações, moldando também o comportamento dos indivíduos. Com o presente estudo podemos ainda concluir que a partilha de conteúdos entre os colegas tem um impacto significativo no clima organizacional.
The functional and hierarchic limits that existed in the organizations have been loosing ground. Due to competitiveness and to a swift technologic progress, it is harder to fulfill the organizational objectives in line with the market needs (Seo, Park, & Kim, 2011). With competitiveness interfering in the labour market, it is important to create and manage control mechanism capable of verifying whether the persons are centered and focused on the objectives of the organization and communication is one of the ways to align the collaborators with the organizational objectives. Communication is paramount in any organization, not only because it is a vehicle that confirms its existence but also because it is through communication that people can organize themselves and act collectively (Cooren, Vaara, Langley, & Tsoukas, 2014) This investigation intends to study the impact that discursive practices have upon the collaborators and the organizations. The data for this study were collected through an inquiry made in five hotel chains, encompassing 15 different hotel units and a total of 78 teams. The sample contains 455 individuals, from which ca. 44% are women and 56% men. The variables measured in the study were Social Networks: Communication Network, Promotion of Values and Beliefs, Cynicism, Organizational Trust, Fear Climate, Trust Climate, Promoting Fear and Threats, Organizational Identification, "Commitment" and Intent to Leave. The results of this study emphasize the importance of communication, understood as indispensible in the creation of a good ambiance within the organization and as a conditioner of the individuals' behavior. From this study we can also conclude that the sharing of contents among colleagues has a significant impact on the ambiance of the organization.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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