Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/15753
acessibilidade
Title: Gestão de mudança: estudo de caso: Unitel T+ (Cabo Verde)
Authors: Moreira, Felisberto de Barros Silva
Orientador: Costa, Renato Lopes da
Keywords: Gestão de empresas
Mudança organizacional
Telecomunicação
Liderança
Planeamento estratégico
Cabo Verde
África Ocidental
Organizational change
Organizational development
Leadership
Resistance to change
Issue Date: 19-Dec-2017
Citation: MOREIRA, Felisberto de Barros Silva - Gestão de mudança: estudo de caso: Unitel T+ (Cabo Verde) [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/15753>.
Abstract: Esta dissertação tem por objetivo compreender o processo de mudança que ocorreu numa empresa de telecomunicações, as práticas que os gestores de topo e intermédios adotaram na perspetiva de garantir a competitividade da empresa num setor altamente dinâmico, de rápidas alterações do ponto de vista económico, social, tecnológico e cultural. Para atingir esses objetivos, recorreu-se, como procedimento metodológico, à pesquisa qualitativa e aplicou-se entrevistas junto a seis líderes envolvidos diretamente no processo de mudança. Os resultados revelam a existência de práticas de gestão da mudança altamente eficazes, enquadradas num programa integrado de gestão da mudança desenvolvido pela própria empresa; assunção clara, por parte dos colaboradores, da nova visão da empresa, uma visão adequada aos desafios do contexto em que insere a empresa; forte aposta na capacitação técnica e desenvolvimento dos colaboradores; preocupação permanente dos gestores em melhorar os processos e os sistemas de trabalho; forte influência dos líderes no processo de mudança; adoção de práticas inovadoras no desenvolvimento e lançamento de novos produtos e serviços, suportado por estratégias de marketing eficazes. Procurou-se entender se os gestores aplicam integralmente os passos previstos nos modelos propostos por Kotter (1979) e Hayes (2002) e se houve alguma resistência à mudança e quais as medidas adotadas para ultrapassar as resistências. O estudo revela que a empresa adota o seu próprio modelo de gestão de mudança, inspirando-se, entretanto, nos vários modelos existentes mas com resultados altamente positivos. Revela ainda persistir na empresa alguma resistência à mudança.
This dissertation aims to understand the process of change that occurred in a telecommunications company, the practices that the top and middle managers adopted in the perspective of guaranteeing the company's competitiveness in a highly dynamic sector of rapid changes from the economic and social point of view, technological and cultural. To achieve these objectives, a qualitative research was used as a methodological procedure and interviews were conducted with six leaders directly involved in the change process. The results reveal the existence of highly effective change management practices, part of an integrated change management program developed by the company. The study also reveals the clear assumption by the employees of the new vision of the company, adequate to the current organizational context; a strong commitment to technical training and employee development; the ongoing concern of managers to improve processes and work systems; strong influence of leaders in the process of change; the adoption of innovative practices in the development and launch of new products and services supported by effective marketing strategies. It was tried to understand if the managers apply fully the steps predicted in the models proposed by Kotter (1998) and Hayes (2002) and if there was some resistance to change and what measures were adopted to overcome the resistances. The study reveals that the company adopts its own model of change management, while drawing on the various existing models but with highly positive results. Still reveals in the company some resistance to change.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/15753
Thesis identifier: 201789906
Designation: Mestrado em Gestão de Empresas
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
felisberto_silva_moreira_diss_mestrado.pdf1.57 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.