Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/15724
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSaldanha, José Luís Possolo de-
dc.contributor.advisorPinto, Pedro da Luz-
dc.contributor.authorMorgado, Jéssica Gouveia-
dc.date.accessioned2018-04-27T15:10:29Z-
dc.date.available2018-04-27T15:10:29Z-
dc.date.issued2017-
dc.date.submitted2017-10-
dc.identifier.citationMorgado, J. G. (2017). Construir sobre o Palimpsesto: a importância da compreensão da arquitetura como um processo para o desenho de projeto, aplicado ao território de Alenquer [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15724pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/15724-
dc.description.abstractUma das condições da cidade é a sua falta de linearidade, esta divide-se e subdivide-se em fragmentos com caracteres distintos, se por um lado é coesa no desenho que apresenta, por outro conseguimos observar as partes tão diferentes que a constituem. Estas partes diferem entre si devido à presença do fator tempo, uma constante que implica que a cidade evolua e se transforme, que a arquitetura se altere e se redesenhe. Esta dimensão inserida na arquitetura encontra-se no centro de muitas discussões sobre a condição da cidade contemporânea. Com a globalização e a culturalização das diferentes populações, surge uma preocupação delirante com a conservação e recuperação dos tempos perdidos da cidade antiga. A cidade contemporânea é composta de várias cidades, sobrepostas umas sobre as outras, originando um palimpsesto urbano de formas e memórias. É necessário interpretar o tempo presente como uma contribuição à cidade, as intervenções como modo, não de refazer ou apagar o passado, mas de recuperar o valor deste, numa atitude progressista do mesmo. Considerar que o presente se irá tornar passado deverá ser uma conceção primária no desenho de projeto, porque só assim será possível informar o futuro sobre a cidade de hoje, não apenas através da teoria, mas através da materialidade dos espaços e da vivência destes. Negligenciar o tempo presente no tempo do projeto resulta em ocultar uma camada de cidade; descurar o passado signifca ignorar a memória de um lugar, e ambas são essenciais para o desenho da cidade e da arquitetura. Intervir no palimpsesto urbano implica recuperar o passado, não no sentido de imitá-lo, mas no sentido de reinventá-lo para a contemporaneidade.por
dc.description.abstractOne of the conditions of the city is its lack of linearity, it divides and subdivides in fragments with distinct characters. If in one hand its coese in the image that it presents, in the other we can see the different parts of his constitution. The difference of this parts happens because of the presence of time, a constant that implies that the city evolves and transform, and the architecture modifes and redesigns. This dimension, present in architecture, fnds itself in the center of many discussions about the condition of the contemporary city. With the globalization and culturalization of different populations, emerges a frenetic preoccupation with the conservancy and recovery of lost times in the old city. The contemporary city is made of several cities overlaying each other, resulting in an urban palimpsest of forms and memories. It’s necessary to understand the present time as a contribution to the city, and the interventions as a way, not to redo or erase the past, but recover its value, in a progressive attitude towards itself. Considering that the present is on its way to become the past should be a primary conception of the project, because only that way we can inform the future about the city of today, not just through theory, but through the materiality of spaces and its living. Neglecting the present time in the project results in concealing one layer of the city; Disregarding the past means ignoring the memory of the place, and both are essential to the design of the city as well as to the design of architecture. Acting on the urban palimpsest implies recovering the past, not in the way of reproducing it, but in the way of reinvent it for the contemporaneity.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectArquitetura contemporâneapor
dc.subjectCastelopor
dc.subjectConservação do patrimóniopor
dc.subjectMemória culturalpor
dc.subjectReabilitação urbanapor
dc.subjectAlenquerpor
dc.subjectPalimpsestopor
dc.subjectTempopor
dc.subjectEspaçopor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectCastelopor
dc.subjectPalimpsestpor
dc.subjectArchitecturepor
dc.subjectTimepor
dc.subjectSpacepor
dc.subjectMemorypor
dc.subjectCastlepor
dc.titleConstruir sobre o Palimpsesto: a importância da compreensão da arquitetura como um processo para o desenho de projeto, aplicado ao território de Alenquerpor
dc.title.alternativeCastelo de Alenquer: tempo, espaço e memória-
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201775271por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::Artespor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Arquiteturapor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_jessica_gouveia_morgado.pdf129,87 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.