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http://hdl.handle.net/10071/15631
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Title: Perspetivas sobre o património e educação patrimonial no início do período democrático (1974-1985)
Authors: Lopes, Maria Torres
Orientador: Vaz, Maria João
Magrinho, Sofia Almeida Costa Macedo
Keywords: Património cultural
Preservação do património - 1974-1985
Política pública
Heritage education
Cultural heritage
Democratic period
Issue Date: 15-Dec-2017
Citation: MAGRINHO, Sofia Almeida Costa Macedo - Perspetivas sobre o património e educação patrimonial no início do período democrático (1974-1985) [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/15631>.
Abstract: A dissertação centra-se nas práticas de Educação Patrimonial em Portugal no período compreendido entre 1974 e 1985. Tendo em conta que este período foi de intensas mudanças estruturais e políticas, importa perceber quais foram as dinâmicas de Educação Patrimonial aplicadas no contexto. A Educação Patrimonial integra-se no conjunto de práticas de Interpretação Patrimonial, e como tal, procura conhecer, explorar e divulgar o Património local e valorizar as suas potencialidades. Procura também criar uma ligação com o público, de modo a estimular o espírito crítico e a vontade de aprender. Posto isto, importa perceber em que padrões é que foi aplicada na época, tendo em conta que atualmente estes mesmos moldes ainda não se encontram plenamente definidos no quadro legislativo nacional. A investigação parte de uma abordagem teórica aos conceitos e metodologias e explora as suas imbricações práticas, destacando os projetos desenvolvidos em Portugal.
The dissertation focuses on practices of Heritage Education in Portugal, in the period between 1974 and 1985. Considering that this period was one of intense structural and political changes, it’s important understand what was the dynamics of Heritage Education applied in the context. The Heritage Education is integrated in the set of Heritage Interpretation practices, and as such, it seeks to know, explore and divulge the local Heritage and value its potentialities. Its also search to create a connection with public, in order to stimulate critical spirit and will to learn. Having said this, its important understand the patterns that were applied at the time, although, these same patterns are not yet fully defined in the national legislative framework. The research starts from a theoretical approach to concepts and methodologies and explores their practical implications, highlighting the projects developed in Portugal.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/15631
Thesis identifier: 201787350
Designation: Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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