Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/15604
Autoria: Costa, Daniela Saraiva da
Orientação: Cardoso, Elsa Alexandra Cabral da Rocha
Data: 28-Nov-2017
Título próprio: Learning scorecard: plataforma para a monitorização da experiência de aprendizagem de alunos no ensino superior aplicando técnicas de "Business intelligence" e gamificação
Referência bibliográfica: Costa, D. S. da (2017). Learning scorecard: plataforma para a monitorização da experiência de aprendizagem de alunos no ensino superior aplicando técnicas de "Business intelligence" e gamificação [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15604
Palavras-chave: Sistemas de informação
Desenvolvimento de software
Técnicas digitais
Aprendizagem
Monitorização
Balanced Scorecard
Learning
Gamification
Business intelligence
Balanced Scorecard
Resumo: Esta dissertação apresenta o "Learning Scorecard" (LS), uma ferramenta para monitorização e gestão da experiência de aprendizagem de alunos no Ensino Superior numa Unidade Curricular (UC) durante o semestre, gerando dados que irão dar suporte ao docente na supervisão da performance da turma. A plataforma LS possui dois tipos de vistas - a de aluno e a de docente. A vista de aluno foca-se essencialmente na gestão de tempo e faz uso de técnicas de gamificação de forma a aumentar o comprometimento dos alunos com a UC. Na vista de docente, são apresentados os dados agregados da vista de aluno, permitindo a este monitorizar o progresso de aprendizagem da turma em vários aspetos. O LS utiliza as boas práticas de "Business Intelligence" (BI) para fornecer um ambiente analítico a alunos e docentes. Inclui um "Balanced Scorecard" (BSC) e "dashboards" para a visualização e monitorização da experiência de aprendizagem dos alunos. "Design Science Research Methodology" (DSRM) foi a metodologia selecionada para guiar este trabalho. De forma a demonstrar o valor criado pelo LS, a plataforma foi disponibilizado em duas UC's de Sistemas de Apoio à Decisão durante o ano letivo de 2016/2017. Para a avaliação de resultados foram realizados questionários, bem como uma análise comparativa das notas obtidas pelos alunos nas UC's face a anos anteriores.
This dissertation presents the Learning Scorecard (LS), a tool for monitoring and managing the learning experience of students in Higher Education in a course during the semester, generating data that will support the course coordinator in supervising the performance of the class. The LS platform has two views - the student and faculty view. The student view focuses essentially on time management and makes use of gamification techniques to increase the student's commitment with the course. The faculty view displays an aggregated data from the student's view, enabling the course coordinator to monitor the learning progress of the class in varous aspects. LS uses the good practices of Business Intelligence (BI) to provide an analytical environment for students and faculty. It includes a Balanced Scorecard (BSC) and dashboards for viewing and monitoring the students' learning experience. Design Science Research Methodology (DSRM) was the methodology selected to guide this work. To demonstrate the value created by the LS, the platform was made available in two courses of Decision Support Systems during the academic year of 2016/2017. For the evaluation of results, questionnaires were carried out, as well as a comparative analysis of the grades obtained by the students in the courses in relation to previous years.
Designação do grau: Mestrado em Engenharia Informática
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_daniela_saraiva_costa.pdf4,68 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.