Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/15604
acessibilidade
Title: Learning scorecard: plataforma para a monitorização da experiência de aprendizagem de alunos no ensino superior aplicando técnicas de "Business intelligence" e gamificação
Authors: Costa, Daniela Saraiva da
Orientador: Cardoso, Elsa Alexandra Cabral da Rocha
Keywords: Sistemas de informação
Desenvolvimento de software
Técnicas digitais
Aprendizagem
Monitorização
Balanced Scorecard
Learning
Gamification
Business intelligence
Balanced Scorecard
Issue Date: 28-Nov-2017
Citation: Costa, D. S. da (2017). Learning scorecard: plataforma para a monitorização da experiência de aprendizagem de alunos no ensino superior aplicando técnicas de "Business intelligence" e gamificação [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15604
Abstract: Esta dissertação apresenta o "Learning Scorecard" (LS), uma ferramenta para monitorização e gestão da experiência de aprendizagem de alunos no Ensino Superior numa Unidade Curricular (UC) durante o semestre, gerando dados que irão dar suporte ao docente na supervisão da performance da turma. A plataforma LS possui dois tipos de vistas - a de aluno e a de docente. A vista de aluno foca-se essencialmente na gestão de tempo e faz uso de técnicas de gamificação de forma a aumentar o comprometimento dos alunos com a UC. Na vista de docente, são apresentados os dados agregados da vista de aluno, permitindo a este monitorizar o progresso de aprendizagem da turma em vários aspetos. O LS utiliza as boas práticas de "Business Intelligence" (BI) para fornecer um ambiente analítico a alunos e docentes. Inclui um "Balanced Scorecard" (BSC) e "dashboards" para a visualização e monitorização da experiência de aprendizagem dos alunos. "Design Science Research Methodology" (DSRM) foi a metodologia selecionada para guiar este trabalho. De forma a demonstrar o valor criado pelo LS, a plataforma foi disponibilizado em duas UC's de Sistemas de Apoio à Decisão durante o ano letivo de 2016/2017. Para a avaliação de resultados foram realizados questionários, bem como uma análise comparativa das notas obtidas pelos alunos nas UC's face a anos anteriores.
This dissertation presents the Learning Scorecard (LS), a tool for monitoring and managing the learning experience of students in Higher Education in a course during the semester, generating data that will support the course coordinator in supervising the performance of the class. The LS platform has two views - the student and faculty view. The student view focuses essentially on time management and makes use of gamification techniques to increase the student's commitment with the course. The faculty view displays an aggregated data from the student's view, enabling the course coordinator to monitor the learning progress of the class in varous aspects. LS uses the good practices of Business Intelligence (BI) to provide an analytical environment for students and faculty. It includes a Balanced Scorecard (BSC) and dashboards for viewing and monitoring the students' learning experience. Design Science Research Methodology (DSRM) was the methodology selected to guide this work. To demonstrate the value created by the LS, the platform was made available in two courses of Decision Support Systems during the academic year of 2016/2017. For the evaluation of results, questionnaires were carried out, as well as a comparative analysis of the grades obtained by the students in the courses in relation to previous years.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/15604
Thesis identifier: 201782073
Designation: Mestrado em Engenharia Informática
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
master_daniela_saraiva_costa.pdf4.68 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.