Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/15602
Autoria: Marreiros, Carolina Marçal
Orientação: Dias, Joana Celeste
Marques, Liliana Gonçalves Fernandes
Data: 7-Dez-2017
Título próprio: Avaliação da qualidade da interação monitora-criança nos grupos aprender, brincar, crescer
Referência bibliográfica: Marreiros, C. M. (2017). Avaliação da qualidade da interação monitora-criança nos grupos aprender, brincar, crescer [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15602
Palavras-chave: Psicologia do desenvolvimento
Educação
Primeira infância
Interação pedagógica
Qualidade
Early childhood education and care
Interaction
Playgroups
Quality
Resumo: Em Portugal, foi implementado um projeto-piloto, denominado "Playgroups for inclusion" ou Grupos Aprender, Brincar, Crescer (GABC), que consistiu numa resposta de educação informal para crianças com idades compreendidas entre os 0 e os 4 anos de idade e para os seus cuidadores. Estes grupos eram dinamizados por duas monitoras e tinham como objetivo proporcionar à criança e à família um clima empático, onde a criança pudesse brincar e aprender em conjunto com os seus cuidadores. Este projeto foi alvo de um estudo de impacto e de monitorização, que incluiu a avaliação da qualidade desta resposta e dos seus impactos nas crianças, famílias e na comunidade. Nesse sentido, e de forma a complementar os estudos efetuados sobre este tópico, a presente dissertação tem como objetivo avaliar a qualidade das interações entre as monitoras e as crianças, sensivelmente no início (T1) e no final (T2) do projeto. Participaram neste estudo nove monitoras, responsáveis pelos grupos de três dos cinco distritos onde os GABC foram implementados. Todas as monitoras realizaram uma formação prévia ao início dos grupos e mais três no decorrer dos projeto. Os estilos de interação das monitoras foram avaliados através da Escala do Empenhamento do Adulto (Laevers, 1994) e a observação das monitoras foi realizada através de vídeos gravados pela equipa de monitorização, tendo sido observados um total de oito vídeos, quatro do T1 e os restantes do T2. Os resultados obtidos sugerem indicadores positivos de qualidade nas três dimensões, o que se considera muito importante, tendo em conta que as interações de qualidade entre o adulto e a criança são preponderantes no desenvolvimento e aprendizagem da mesma.
In Portugal, a pilot project was developed, called "Playgroups for inclusion" ou Grupos Aprender, Brincar, Crescer (GABC), which consisted of an informal education response for children between 0 and 4 years of age and their caregivers. These groups were dynamized by two monitors and were intended to provide the child and the family with an empathic environment where the child could play and learn together with their caregivers. This project was the subject of an implementation and monitoring study to evaluate the quality of this response and its impact on children, families and the community. In this line of thought and in order to complement the studies carried out on this topic, this dissertation aims to evaluate the quality of the interactions between the monitors and the children, at the beginning (T1) and at the end (T2) of the project. Nine monitors participated in this study, who were responsible for the groups in three of the five districts where GABC was implemented. All the monitors carried out training prior to the start of the groups and three more during the project. The interaction styles of the monitors were evaluated through the Experiential Adult Style (Laevers, 1994) and the observation of the monitors was done through videos recorded by the monitoring team and a total of eight videos were observed, four of T1 and the remaining of T2. The results suggest positive indicators of quality in the three dimensions, which is considered very important, taking into account that the quality interactions between the child and the adult are preponderant in the development and learning of the child.
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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