Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/15511
Autoria: Sousa, Andreia Carrascal
Orientação: Mendonça, Sandro
Data: 17-Nov-2017
Título próprio: Competitividade de cidades: diferenciação, comparação e evolução
Referência bibliográfica: Sousa, A. C. (2017). Competitividade de cidades: diferenciação, comparação e evolução [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15511
Palavras-chave: Economia
Marca comercial
Inovação
Competitividade
Cidade
Innovation
Trademarks
Cities
Competitiveness
Resumo: Este projeto de tese pretende explorar o potencial das marcas comerciais enquanto indicador do grau de competitividade de uma cidade. As marcas têm como principal função distinguir os bens ou serviços de uma empresa da sua concorrência e, ao serem devidamente registadas, podem estar protegidas em vários territórios. De acordo com a literatura recente, as marcas são cada vez mais utilizadas como instrumentos de medição da inovação, principalmente na economia europeia. Estudos recentes estabeleceram uma ligação entre marcas e inovação desenvolvida por empresas e diferentes setores. Com este projeto pretende-se associar uma terceira entidade que até aqui não foi considerada: os agregados urbanos. Tendo como ponto de partida o pensamento de Schumpeter, criámos uma base de dados de pedidos de marcas pelos órgãos de poder, como as câmaras municipais, com o objetivo de demonstrar qual perfil que as marcas associadas às cidades conseguem revelar sobre a sua especialização, evolução e reconhecimento exterior. Os resultados refletem que as cidades com mais pedidos de marcas não são aquelas que melhores resultados têm nos índices de competitividade de cidades. No entanto, muitas das cidades da amostra têm apostado nas políticas de "city branding" pelo que acreditamos que as marcas vão continuar fortemente presentes na estratégia de qualquer cidade. Por esse motivo esperamos que, de futuro, este estudo possa contribuir para uma análise mais aprofundada do fenómeno da diferenciação de cidades, comparando cidades de diferentes continentes ou alargando o objeto de estudo a países.
This thesis aims to explore the potential of trademarks as an indicator of the competitiveness of a city. Trademarks have as their main function to distinguish the goods or services of a company from its competitors and, when properly registered, may be protected in several territories. According to recent literature, trademarks are increasingly being used as instruments for measuring innovation, especially in the European economy. Recent studies have established a link between brands and innovation developed by companies and different industries. With this project, we intend to associate a third entity that until now hasn’t been considered: the urban aggregates. Taking Schumpeter's thinking as a starting point, we created a database of trademark applications by municipalities, such as city councils, to demonstrate the profile that trademarks associated with cities can reveal about their specialization, evolution and recognition. The results reflect that the cities with the most requests for trademarks are not those that have the best results in the competitiveness ranking of cities. However, many of the cities in the sample have adopted city branding policies, so we believe trademarks will remain strongly present in any city's strategy. For this reason, we hope that in the future this study will contribute to a more further analysis of the phenomenon of city differentiation, comparing cities from different continents or extending the study object to countries.
Designação do grau: Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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