Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/15481
Autoria: | Oliveira, Manuela Laura de |
Orientação: | Fonseca, Susana |
Data: | 22-Dez-2017 |
Título próprio: | A empatia em crianças e jovens portugueses |
Referência bibliográfica: | Oliveira, M. L. de (2017). A empatia em crianças e jovens portuguese [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15481 |
Palavras-chave: | Psicologia das emoções Processos cognitivos Comportamento Afeto Criança Jovem Portugal Children Adolescents Empathy Affective behavior Cognitive behavior |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo comparar crianças e adolescentes quanto aos
níveis de empatia sentida pelos mesmos. Procurou-se assim saber se há diferenças a nível da
capacidade de sentir empatia quanto à idade, ao sexo e à escolaridade.
Participaram na investigação 127 crianças e adolescentes, de ambos os sexos, entre os
10 e os 16 anos, do concelho de Coruche, que preencheram um inquérito de autorrelato,
composto pelo Reading the Mind in the Eyes Test.
Os resultados mostram que existem diferenças quanto ao sexo, tendo as raparigas
melhor pontuação no RMET, quanto à idade, os adolescentes obtiveram maior pontuação, e
quanto à escolaridade, os alunos do 3ciclo e secundário revelam maior pontuação no RMET.
Conclui-se assim que estes grupos possuem competências superiores de reconhecimento
de expressões faciais de emoções, tendo maiores capacidade de empatia. The present study aims to compare children and adolescents regarding the levels of empathy felt by them. We tried to find out if there are differences in the ability to feel empathy for age, sex and education. Participated in research 127 children and teenagers of both genders, between 10 and 16 years, located in the county of Coruche, who completed a survey of self-report, composed by Reading the Mind in the Eyes Test. Results show gender related differences, with girls having better scores in the REMT, age wise, teenagers had better scores, and according to schooling, high schoolers had better scores in the REMT. It is concluded that these groups have superior abilities of recognition of facial expressions of emotions, having greater capacity of empathy. |
Designação do grau: | Mestrado em Ciências em Emoções |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
manuela_loura_oliveira_diss_mestrado.pdf | 607,97 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.