Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/15478
Autoria: Almeida, Sofia Ferreira Sotto-Mayor de
Orientação: Seabra, Teresa
Data: 2017
Título próprio: O sucesso escolar de alunos ciganos: estudo de caso numa escola de 1º ciclo do ensino básico em Lisboa
Referência bibliográfica: Almeida, S. F. S.-M. de (2017). O sucesso escolar de alunos ciganos: estudo de caso numa escola de 1º ciclo do ensino básico em Lisboa [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15478
Palavras-chave: Sociologia da educação
Ensino básico
Cigano
Sucesso escolar
Vida familiar
Estudo de casos
Processos e práticas familiares
Comunidade Cigana
Family processes and practices
Gypsy Community
School Success
Familiar life
Resumo: No âmbito do Curso de Mestrado em Educação e Sociedade propus-me fazer a presente dissertação, tendo como questão de partida a seguinte interrogação: “Que processos familiares podem explicar o sucesso “inesperado” de alunos de etnia cigana?”. O objetivo principal foi perceber as práticas e os processos familiares que as famílias de etnia cigana utilizam que possam relacionar-se com o sucesso ou o insucesso escolar dos seus filhos. Como metodologia foi adotado um estudo de caso que integrou a análise documental dos processos escolares dos alunos e entrevistas aos progenitores (cinco mães) destas crianças. As entrevistas permitiram estabelecer uma comparação entre pais, cujos filhos têm sucesso escolar, ou insucesso, e ainda verificar quais as praticas utilizadas por estes. Foi escolhida uma escola de 1º ciclo do ensino básico em Lisboa, que apresenta um número elevado de alunos de etnia cigana. Concluindo, é devido à experiência que cada criança tem no seio escolar que se poderá constatar a diferença e desigualdade no seu desempenho, ou seja, embora sejam poucos os traços que distinguem a vida familiar destas crianças, é a experiencia que vai ter o papel principal.
As a part of the Master's Degree in Education and Society I set out to make this dissertation, taking as a starting point the following question: "What family processes can explain the "unexpected" success of gypsy students?" The main objective was to understand the family practices and processes that Roma families use that can relate to the success or failure of their children. The method adopted was a case study that integrated the documental analysis of the students' school processes, and interviews with the parents (five mothers) of these children. The interviews allowed to establish a comparison between parents, whose children are successful at school or, unsuccessfully, and also verify the practices used by them. The chosen school for the study was a Lisbon primary school, with a large number of gypsy students. In conclusion, it is due to the experience that each child has within the school that one can see the difference and inequality in their performance, that is, although there are few traces that distinguish the family life of these children, it is the experience that will have the main role.
Designação do grau: Mestrado em Educação e Sociedade
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_sofia_sotto_mayor_almeida.pdf581,26 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.