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http://hdl.handle.net/10071/15444
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Title: O papel do suporte social na saúde mental de crianças e jovens em acolhimento residencial
Authors: Ferreira, Sofia Silva
Orientador: Magalhães, Eunice Vieira
Keywords: Psicologia social
Saúde mental
Criança
Saúde mental
Acolhimento de crianças
Aspetos sociais
Social support
Mental health
Residential care
Issue Date: 20-Nov-2017
Citation: FERREIRA, Sofia Silva - O papel do suporte social na saúde mental de crianças e jovens em acolhimento residencial [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/15444>.
Abstract: A literatura acerca do suporte social de jovens em acolhimento residencial parece ainda dispersa, pouco estruturada e organizada. Neste sentido, e para dar resposta a este problema, foi realizada uma revisão sistemática de literatura (estudo 1), com o objetivo de rever, analisar, descrever e discutir criticamente os resultados do papel do suporte social na saúde mental de crianças/jovens em acolhimento. Foram incluídos 6 estudos na análise com base nos critérios de inclusão previamente definidos. No geral, os resultados evidenciam o papel importante do suporte social na saúde mental, com níveis elevados de suporte social a estarem associados a níveis mais reduzidos de problemas emocionais e comportamentais. Atendendo ao conjunto de problemas identificados na revisão sistemática de literatura, foi desenvolvido um segundo estudo, empírico e de natureza qualitativa, com o objetivo de avaliar as representações e significados dos jovens acerca do suporte social, a partir de uma abordagem multidimensional e guiada teoricamente (Tardy, 1985) e o impacto percebido do suporte social na psicopatologia e no bem-estar. A amostra é constituída por 29 jovens em acolhimento residencial (76% do sexo masculino), com idades compreendidas entre os 12 e 19 anos. Os dados foram recolhidos com recurso a uma entrevista semiestruturada. Na generalidade, os jovens identificam fontes de suporte social significativas (i.e., pares, contexto residencial e familiar) e percecionam-se como fontes disponíveis e provedores efetivos de suporte social. Além disso, verifica-se a importância do suporte social enquanto fator potenciador de um funcionamento psicológico positivo e minimizador de problemas de funcionamento.
The literature focused on social support of young people in residential care still seems scattered, unstructured and unorganized. To address this problem, a systematic literature review was performed (study 1) in order to review, analyze, describe and critically discuss the results on the role of social support in mental health of child/youth in care. Six studies were included in the analysis, based on previously defined inclusion criteria. Overall, the results suggest the important role of social support in mental health, with higher levels of social support being associated with lower levels of emotional and behavioral problems. Considering the research problems identified in the systematic literature review, a second study, empirical and qualitative, was developed in order to evaluate the youth’s representations and meanings of social support, from a multidimensional and theoretical-oriented approach (Tardy, 1985) as well as the impact of social support on psychopathology and well-being. The sample is composed by 29 young people in residential care (76% male), aged from 12 to 19 years old. Data was collected with a semi-structured interview. Overall, young people identified meaningful sources of social support (peers, residential care and family context), considering also themselves as available sources and providers of social support. Besides, social support was identified as an enhancer of positive psychological functioning and a minimizer of functioning problems.
Description: 2900, 2956, 3365
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/15444
Thesis identifier: 201761653
Designation: Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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