Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/15424
Autoria: Varela, Elisângela Filomena Semedo
Orientação: Barreto, Maria Antónia
Castro, Paula
Data: 19-Dez-2017
Título próprio: Educação para a sustentabilidade socio ambiental em Cabo Verde: um contributo das escolas secundárias
Referência bibliográfica: Varela, E. F. S. (2017). Educação para a sustentabilidade socio ambiental em Cabo Verde: um contributo das escolas secundárias [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15424
Palavras-chave: Educação ambiental
Cidadania
Desenvolvimento sustentável
Currículo
Escola
Cabo Verde
África Ocidental
Socio-environmental education
Environmental awareness
Education for citizenship
Education for environmental sustainability
Cape Verde
Resumo: A escola desempenha funções importantes na formação de cidadãos, contribuindo para o maior conhecimento do meio onde vivem, para o desenvolvimento do espírito crítico e criativo e para intervirem no meio onde estão inseridos e nas questões socio ambientais de forma a conseguir-se uma maior sustentabilidade ambiental. Em Cabo Verde a educação ambiental foi reconhecida como conteúdo a fazer parte dos currículos escolares e também se valorizam práticas de educação não formal. Nesta investigação estudamos a contribuição da escola no âmbito da educação para a sustentabilidade socio ambiental. O estudo foi orientado pela pergunta de partida: qual é a perceção que os elementos da comunidade educativa têm sobre como a escola está a contribuir para a educação para a sustentabilidade socio ambiental, através das atividades curriculares e extracurriculares? O nosso objetivo foi descrever e analisar a perceção dos diretores, professores e alunos sobre o assunto. Optámos por um estudo de caso, numa investigação qualitativa, com recurso à entrevista semiestruturada. Os resultados mostraram que há uma perceção positiva em relação à contribuição das atividades extracurriculares no âmbito da educação para a sustentabilidade socio ambiental, as quais contribuíram na opinião dos entrevistados para que ocorressem mudanças em algumas atitudes e comportamentos ambientais, o que poderá constituir-se num estímulo para que no futuro venham a tornar-se cidadãos ambientalmente conscientes. Quanto à contribuição das atividades curriculares, existe a perceção de que pouco ou nada contribuem para a educação socio ambiental devido à pouca valorização que têm no currículo.
School plays an important role in the edification of students, contributing to increase their knowledge about the environment, developing critical and creative thinking, and promoting their intervention in their surroundings and in socio-environmental issues so that a greater environmental sustainability may be attained. In Cape Verde, environmental education has been recognised as relevant content that has to be included in the school curriculum where non-formal learning is also valued. This research aims at studying the contribution of school in the scope of education for socioenvironmental sustainability. This study was guided by the key question: How do the elements of the educational community perceive the contribution of school to the education for socio-environmental sustainability by means of curricular and extracurricular activities? Our aim was to describe and analyse the perceptions of principals, teachers, and pupils on this topic. We chose to conduct a case study, in a qualitative approach, resorting to semi-structured interviews. Results show that there is a positive perception of the contribution of extracurricular activities in the scope of education for socio-environmental sustainability, which, in the opinion of the interviewees, have encouraged change in some environmental attitudes and behaviours, and this in turn might foster future environmentally aware citizens. Regarding curricular activities, there is the perception that their contribution to socio-environmental education is not substantial due to how little they are valued in the school curriculum.
Designação do grau: Mestrado em Estudos do Ambiente e da Sustentabilidade
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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