Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/15408
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRosa, Miriam-
dc.contributor.advisorGuerra, Rita-
dc.contributor.authorCorreia, Inês Catarina Ribeiro-
dc.date.accessioned2018-03-20T15:16:56Z-
dc.date.available2018-03-20T15:16:56Z-
dc.date.issued2017-
dc.date.submitted2017-09-
dc.identifier.citationCorreia, I. C. R. (2017). O papel da indispensabilidade na comunicação de fusões organizacionais [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15408pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/15408-
dc.description.abstractAs fusões e aquisições constituem-se como operações comuns nas organizações, no entanto causam alterações na vida dos colaboradores muitas vezes gerando efeitos negativos para os trabalhadores tais como: a falta de identificação e falta de apoio em relação à nova organização criada. Neste trabalho procurou-se introduzir elementos de indispensabilidade funcional numa comunicação de uma fusão e verificar o seu efeito na identificação com a organização e no apoio à fusão, e explorando se estes efeitos são mediados pelas perceções de eficácia da liderança. Para tal foi realizado um estudo experimental onde participantes (N=91) foram aleatoriamente distribuídos por duas condições experimentais: alta indispensabilidade X baixa indispensabilidade. Os resultados mostram que, tal como esperado os participantes na condição alta indispensabilidade apresentaram maior apoio à fusão do que na condição baixa indispensabilidade. Verificou-se também uma mediação das perceções de eficácia de liderança, no efeito de indispensabilidade funcional no apoio á fusão. Estes resultados vão ao encontro da literatura da identificação organizacional, no contexto das fusões organizacionais, uma identificação organizacional alta e um maior apoio estão relacionadas a um maior compromisso com a nova organização, mas para além disso revelam a importância da indispensabilidade funcional na comunicação de fusões o que pode dar pistas no que toca a gestão de fusões do ponto de vista do capital humano.por
dc.description.abstractMergers and acquisitions constitute common operations in the organizations, although they often cause negative changes in the worker life such as: lack of organizational identification and merger support to the new company. This work introduced elements of functional indispensability in a merger communication and examined its effects on organizational identification and merger support, further exploring if these effects are mediated by the perception of leadership efficacy. To fulfill these goals, it was used an experimental study where participants (N=91) were randomly assigned to two conditions: high indispensability and low indispensability. Results showed that, as expected, participants in the high indispensability condition revealed stronger support for the merger, relative to those in the low indispensability condition. Additionally, the effect of functional indispensability on support for the merger was mediated by increased perceptions of leadership efficacy. These results are consisted with the organizational identification literature which indicates that in a merger context, high identification and merger support lead to a stronger commitment with the new organization. Additionally, this research shows the importance of functional indispensability in a merger communication which can give clues on how to manage a merger in a human capital perspective.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPsicologia socialpor
dc.subjectIdentificação organizacionalpor
dc.subjectFusão de empresaspor
dc.subjectComunicação organizacionalpor
dc.subjectLiderançapor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectIndispensabilidade funcionalpor
dc.subjectApoio à fusãopor
dc.subjectFusõespor
dc.subjectFunctional Indispensabilitypor
dc.subjectOrganizational Identificationpor
dc.subjectLeadershippor
dc.subjectMerger supportpor
dc.titleO papel da indispensabilidade na comunicação de fusões organizacionaispor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201786826por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Social e das Organizaçõespor
dc.subject.apa3020-
dc.subject.apa3660-
dc.subject.apa13000 Social psychology-
dc.subject.apa13600 Organizational psychology and human resources-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_ines_ribeiro_correia.pdf1,23 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.