Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/15295
Autoria: Fragoso, Madalena San-Payo
Orientação: Silva, Rita Maria Espanha Pires Torrado da
Data: 27-Out-2017
Título próprio: Entre as TIC e as crianças na era digital: um olhar aproximado ao seu processo de aprendizagem formal
Referência bibliográfica: Fragoso, M. S.-P. (2018). Entre as TIC e as crianças na era digital: um olhar aproximado ao seu processo de aprendizagem formal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15295
Palavras-chave: Sociologia da comunicação
Cultura digital
TIC - Tecnologias da informação e comunicação
Processo de aprendizagem
Criança
Digital era
Modern society
Information and communication technologies
Resumo: A relação entre as tecnologias de informação e comunicação (TIC) e as crianças, no contexto de sala de aula, encontra aqui um espaço de análise. Diante de uma era digital e de uma sociedade contemporânea que exige determinadas competências essências para se ser bem-sucedido, será o processo de aprendizagem formal dos alunos adequado às atuais circunstâncias e às suas necessidades de integração e adaptação a esta realidade? No âmbito do Projeto E.M.A, integrado no "Programa Gulbenkian Qualificação das Novas Gerações" da Fundação Calouste Gulbenkian, que serviu de estudo de caso da presente investigação, foi realizado um inquérito por questionário ao 3.º ciclo do ensino básico em três escolas portuguesas, inseridas nesse mesmo projeto, tendo em vista a obtenção de informação sobre a forma como os alunos aprendem hoje no âmbito da atual Era Digital e das caraterísticas de uma sociedade em rede. Verifica-se, então, que as aprendizagens formais adquiridas na Escola têm vindo, lentamente, a acompanhar as aprendizagens que se adquirem no dia-a-dia e a dar conta das necessidades e exigências da sociedade contemporânea, enquadrada no contexto digital e tecnológico.
The relationship between information and communication technologies (ICT) and children, in the classroom, finds here a space of analysis. Considering the digital era and the modern society which requires certain key competences to be well-succeeded, does student's formal learning process suit the present circumstances and the need for their integration and adaptation to the reality? Within the scope of the "E.M.A Project", from the "Gulbenkian Program for the Qualification of the New Generations" of the Calouste Gulbenkian Foundation, which served as study case of this work, it was carried out a questionnaire in the 3rd cycle of three Portuguese basic schools, to understand how students learn nowadays considering the Digital Era as well as the characteristics of the present networked society. One might conclude that the formal learning process acquired at school has been slowly keeping up with the contemporary society's needs and demands, in a digital and technological context.
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_madalena_fragoso.pdf2,46 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.