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dc.contributor.advisorRamalho, Nelson-
dc.contributor.authorPinho, Rita Pereira de-
dc.date.accessioned2018-02-26T14:33:34Z-
dc.date.available2018-02-26T14:33:34Z-
dc.date.issued2017-10-30-
dc.date.submitted2017-09-
dc.identifier.citationPINHO, Rita Pereira de - Perceived retail crowding and anxiety: impact on shopping satisfaction and impulse buying [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/15272>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/15272-
dc.descriptionM10, D23, M31por
dc.description.abstractI would like first to thank my thesis supervisor, Professor Nelson Ramalho of the Business School at ISCTE a role model as a professional and person. He was more than a Professor during this past year, but rather a friend who was always ready to assist; a person who always fulfils his commitments and even with a super busy personal agenda, seeks to reach everyone; is undoubtedly endowed with many qualities and I cannot thank enough for the consistency and the outstanding orientation. I want to express my never-ending gratitude to my mother who always placed my education as a priority and supported all my choices. She is the one I should thank for giving me this opportunity and always being there for me. Also, a special thanks to my closest friends and family who always gave me unconditional support in the most critical times and for being a source of motivation. Finally, I would also like to thank all those who were involved in completing the questionnaire for this research project. Without their participation and input the research could not have been successfully conducted.por
dc.description.abstractA literatura tem mostrado a existência de um papel mediador das emoções na relação entre perceção de "crowding" no retalho e a satisfação de compra. Os estudos precedentes não têm, porém, investigado o papel que a ansiedade pode desempenhar nesta mediação, pese embora estar amplamente associada a situação de "crowding". Este estudo propõe-se compreender essa relação associando, para além da satisfação com a compra, a decisão de compra por impulso. Com uma amostra de 441 clientes de supermercado testámos um modelo por via de equações estruturais com a perceção de "crowding" (humano e espacial) como preditora, a ansiedade-estado como mediadora e a satisfação e compra de impulso como variáveis critério. Controlámos a potencial influência da ansiedade-traço. Os resultados mostram um papel mediador da ansiedade-estado na relação entre o "crowding" espacial percebido com a satisfação de compra, sem, porém, tal se verificar para a decisão de compra por impulso. Do mesmo modo, a ansiedade-traço está apenas associada (positivamente) à compra por impulso. O estudo conclui pela existência de processos paralelos associados à ansiedade que deverão ser considerados aquando da gestão dos espaços de retalho tendo por vista a maximização da experiência de compra e porventura a de compra por impulso.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectGestão empresarialpor
dc.subjectComportamento organizacionalpor
dc.subjectEstratégias de marketingpor
dc.subjectSatisfação do consumidorpor
dc.subjectAnsiedadepor
dc.titlePerceived retail crowding and anxiety: impact on shopping satisfaction and impulse buyingpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201745836por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Empresaspor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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