Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/15217
Autoria: Peralta, Daniela Carreira
Orientação: Cardoso, Gustavo Alberto Guerreiro Seabra Leitão
Crespo, Miguel Ângelo Sousa
Data: 12-Dez-2017
Título próprio: O jornalismo online em Portugal e o caso dos instant articles: as alterações e o consumo através do mobile
Referência bibliográfica: Peralta, D. C. (2017). O jornalismo online em Portugal e o caso dos instant articles: as alterações e o consumo através do mobile [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15217
Palavras-chave: Comunicação
Rede social
Jornalismo
Internet
Facebook
Social networks
Online journalism
Instant articles
Resumo: O termo "redes sociais" tornou-se obrigatório no vocabulário dos mais novos, dos mais velhos, das empresas e das marcas no decorrer dos últimos anos. Ter uma presença online passou a ser imperativo, promovendo, assim, uma ligação entre utilizadores e uma interactividade cada vez mais significativa em termos de crescimento. Também o jornalismo e os jornalistas adotaram as redes sociais, de forma a introduzir nas suas rotinas a interatividade que faltava ao jornalismo impresso. Com isto, o jornalismo ganhou uma nova dimensão: a dimensão do mundo online e da informação sempre atualizada e consumida em tempo real, independentemente da distância a que o leitor se encontra. Muito se tem falado de uma geração cada vez mais tecnológica que dá maior importância à rapidez com que os conteúdos lhe são entregues. É nesse seguimento que surge a ferramenta Instant Articles do Facebook. Uma extensão que traz aos editores uma opção para que os conteúdos noticiosos cheguem aos dispositivos móveis com uma maior rapidez. A presente dissertação tem um objetivo bidirecional. Por um lado, visa compreender qual o impacto que a ferramenta Instant Articles teve na forma como se pratica o jornalismo online em Portugal; por outro lado, procurará perceber o impacto que esta mesma ferramenta tem junto do consumo que os utilizadores fazem dos conteúdos gerados pelos órgãos de comunicação social portugueses no Facebook.
The term "social network" has become a mandatory one in the vocabulary of young and older people, companies and brands over the last few years. Having an online presence became imperative, thus promoting a connection between users and an increasingly significant interactivity in terms of growth. Journalism and journalists also adopted social networks in order to introduce in their routines the interactivity missing in printed journalism. Here with, journalism gained a new dimension: The online world dimension with continuously updated information and real time consumption regardless of distance of the reader. Much has been said of an increasingly technological generation, the millennials, which gives greater importance to the speed with which the contents are delivered. It is in this follow up that the tool Instant Articles of Facebook appears. An extension that gives publishers an option to get news content in mobile devices faster. The present dissertation has a bidirectional objective. On the one hand, it aims to understand the impact that the tool Instant Articles had on the way in which online journalism is practiced in Portugal; on the other hand, it will try to understand the impact that this same tool has on the consumption that users make of the content generated by the Portuguese media on Facebook.
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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