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dc.contributor.advisorMartins, Susana da Cruz-
dc.contributor.authorClaro, Cristina Branca-
dc.date.accessioned2018-02-20T15:20:07Z-
dc.date.available2018-02-20T15:20:07Z-
dc.date.issued2017-10-25-
dc.date.submitted2017-07-
dc.identifier.citationClaro, C. B. (2017). Sucesso escolar: uma escola sem retenção [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15211pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/15211-
dc.description.abstractNo sentido de se poder compreender qual a aceitação de uma escola sem retenção, procurouse aprofundar as perceções de sucesso e insucesso de vários atores da comunidade educativa, nomeadamente de professores e encarregados de educação. Para tal realizou-se um estudo de caso numa escola básica integrada onde se identificaram o posicionamento sobre como o conceito é entendido. Segundo os dados de Programme for International Assessmente/PISA (OCDE, 2016) cerca de 34% dos jovens portugueses com 15 anos já tinham sido retidos pelo menos uma vez no seu percurso escolar. A reflexão de partida surge no âmbito dos estudos obtidos pela Comissão Nacional de Educação, divulgados em fevereiro de 2015, com o Relatório Técnico e a Recomendação sobre a Retenção Escolar nos Ensino Básico e Secundário. Partindo destes dados, importa saber como é que se posicionam os atores que dinâmicas e discussões se colocam na definição e promoção do sucesso escolar. Este trabalho pretende apreender e analisar a vivência, a compreensão e o posicionamento dos diversos agentes/atores sobre a prática da não-retenção escolar, bem como ponderar através da informação recolhida as implicações do princípio da não-retenção escolar em termos e dos seus efeitos numa sobrevivência escolar mais prolongada.por
dc.description.abstractIn order to understand the acceptance of a school without retention, we tried to deepen the perceptions of success and failure of several actors of the educational community, namely teachers and parents. For this purpose a case study was carried out in an integrated basic school where the positioning on how the concept was understood was identified. According to the Program for International Assessmente / PISA (OCDE, 2016), about 34% of 15-year-old Portuguese youth had already been retained at least once in their school year. The initial reflection comes within the framework of the studies obtained by the National Education Commission, released in February 2015, with the Technical Report and the Recommendation on School Retention in Basic and Secondary Education. Based on these data, it is important to know how the actors that dynamics and discussions are placed in the definition and promotion of school success are positioned. This paper intends to capture and analyze the experience, understanding and positioning of the various agents / actors on the practice of non-retention in school, as well as to consider through the collected information the implications of the principle of non-retention in terms and its effects Longer school survival.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSociologia da educaçãopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectExclusão escolarpor
dc.subjectSucesso escolarpor
dc.subjectEstudo de casospor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectSchool successpor
dc.subjectRetentionpor
dc.subjectSchoolpor
dc.titleSucesso escolar: uma escola sem retençãopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201744953por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopor
thesis.degree.nameMestrado em Administração Escolarpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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