Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/15208
Autoria: Gabão, Diana Borges
Orientação: Paio, Alexandra
Pinto, Pedro
Data: 23-Nov-2017
Título próprio: Construir cidade: explorar as técnicas de Jan Gehl na apropriação do espaço público no Carregado. Mercado e habitação no Carregado
Referência bibliográfica: Gabão, D. G. (2017). Construir cidade: explorar as técnicas de Jan Gehl na apropriação do espaço público no Carregado. Mercado e habitação no Carregado [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15208
Palavras-chave: Arquitetura
Espaço público
Descentralização
Espaço urbano
Habitação
Public Space
Carregado
Jan Gehl
Portugal
Resumo: O crescimento dos centros urbanos tem promovido o desaparecimento da escala humana. O espaço público torna-se numa tela direcionada para os carros e inabitada pelas pessoas. Um exemplo desta realidade é o Carregado em Alenquer, composto por bairros dormitório, atravessado por vias rápidas que ligam Portugal às empresas de logística que existem no região. O centro é dominado pelo carro, o espaço público é praticamente inexistente e os serviços que poderiam gerar alguma vivência, foram transferidos para a periferia, isolando o centro urbano. Para dar resposta a estas questões os arquitetos e urbanistas têm investigado metodologias alternativas de análise e desenho de propostas para os centros urbanos Um exemplo paradigmático no estudo de novas soluções é Jan Gehl, que dedicou a sua vida profissional a criar e adaptar técnicas e ferramentas para se estudar o espaço público e a forma como as pessoas interagem com o mesmo. O desafio lançado na vertente de Projeto Final de Arquitetura (PFA), serviu de argumento para analisar as técnicas aplicadas por Jan Gehl, nos seus estudos e projetos de espaço público. O estudo desenvolvido na vertente teórica sustenta em parte as decisões de desenho projetual para o carregado. Neste sentido, o presente estudo demonstra como as técnicas de Jan Gehl podem ser aplicadas na metodologia de projeto arquitetónico de forma a melhorar a qualidade dos espaços públicos urbanos.
The growth of the urban centres have been promoting the human scale disappearance. The public space becomes a canvas, focused on the cars and inhabited by people. An exemple of this reality is Carregado, in Alenquer, characterized by (dorm hoods), crossed by many speedways that connect Portugal to the local existing logistics enterprizes. The centre is dominated by cars, the public space is practicly unexistent and the services that could generate some liveliness have been trasferred to the periphery, therefore isolating the urban centre. To provide an answer to these questions, the architects and urban planners have been researching methodologies and alternatives for the analysis and design proposals for the urban centres. A paradigmatic exemple in the study of new solutions is Jan Gehl, who dedicated his professional life to creating and adapting techniques and tools for studying the public space as well as the ways people interact with it. The challenge given in the course of Final Project of Architecture (FPA) has served the purpose of analyzing the techniques applied by Jan Gehl on his studies and projects about the public space. The study developed in the theoretical strand, partially sustains the decisions made in the projected design for Carregado. In this sense, the presente study demonstrates how Jan Gehl’s techniques may be applied in the methodology of the architectonic design in order to improve the quality of the urban public spaces.
Designação do grau: Mestrado Integrado em Arquitetura
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_diana_borges_gabao.pdf57,15 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.