Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/15190
Autoria: Alves, Joana Mafalda Xavier
Orientação: Monteiro, Lígia
Data: 18-Dez-2017
Título próprio: Comportamentos sociais e não sociais e autoconceito em crianças de idade pré-escolar
Referência bibliográfica: ALVES, Joana Mafalda Xavier - Comportamentos sociais e não sociais e autoconceito em crianças de idade pré-escolar [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/15190>.
Palavras-chave: Developmental psychology
Social play
Self-concept
Preschoolers
Psicologia do desenvolvimento
Desenvolvimento social
Autoconceito
Personalidade
Criança
Educação pré-escolar
Resumo: Na idade pré-escolar o feedback positivo dos pares durante a brincadeira livre é um forte indicador do desenvolvimento de competências sociais. O objetivo do estudo foi analisar os comportamentos sociais e não sociais de crianças em idade pré-escolar, controlando a sua idade e o sexo. Procurou-se ainda testar as associações entre os comportamentos sociais e não sociais e o autoconceito nos seus diferentes domínios, em particular na Aceitação de Pares. Participaram 57 crianças e 10 educadoras. Utilizou-se a escala Preschool Play Behaviour Scale, preenchida pelas educadoras, e a Escala Pictográfica de Autoconceito para Crianças em Idade Pré-escolar respondida pelas crianças. Os resultados indicam que existem diferenças em função do sexo para os comportamentos de Brincadeira de Luta, e uma correlação negativa entre idade e comportamentos Reticentes. Relativamente ao Autoconceito não existem associações com a idade ou diferenças em função do sexo. Para esta amostra não se encontraram associações significativas entre os comportamentos sociais e não sociais e o autoconceito nas suas diferentes dimensões. Os resultados podem sugerir a dificuldade de discriminar os tipos de comportamentos sociais e não sociais por parte dos educadores.
During the preschool years a positive feedback from peers during free play is a high indicator of social skills development. The aim of this study was to analyze social and non-social play of preschoolers, regarding their age and gender. Also, we aimed to test the associations between social and non-social play and self-concept concerning their different domains, particularly in Peer Acceptance. Participants included 57 children and 10 educators. The instruments used were The Preschool Play Behavior Scale, answered by the educators, and the Pictographic Scale of Self-Concept for Pre-School Children answered by the preschoolers. The results indicate that differences exist for “rough & tumble” play according to gender, where boys presented this type of play more frequently presented than girls. Regarding self-concept, there were no associations with age or differences according to sex. In this sample, there were no associations between the type of social and non-social play and self-concept in its different dimensions. Results may suggest the difficulty the educators have to discriminate the types of social and nonsocial play.
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_joana_xavier_alves.pdf
  Restricted Access
699,79 kBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.