Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/15168
Autoria: Watanabe, Cristiana Yumie
Orientação: Cardoso, Gustavo Alberto Guerreiro Seabra Leitão
Data: 4-Dez-2017
Título próprio: Redes sociais, comunicação pública e impeachment: estudo de caso da utilização do facebook pelo Palácio do Planalto
Referência bibliográfica: Watanabe, C. Y. (2017). Redes sociais, comunicação pública e impeachment: estudo de caso da utilização do facebook pelo Palácio do Planalto [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15168
Palavras-chave: Rede social
Comunicação
Estado
Estudo de casos
Public communication
Online social networks
Government
Impeachment
Resumo: O advento da internet vem potencializando as formas de interação, dissiminação de informações e influenciando a maneira como Estado e Sociedade se relacionam. As ferramentas digitais representam não só uma maior propagação dos conteúdos de interesse do Governo e dos governantes, mas abrem espaço para uma participação mais ativa dos cidadãos nos assuntos políticos e da gestão pública, acarretando em mudanças na comunicação dos poderes públicos, no sentido de tornar o Estado mais dialógico e transparente. O presente estudo avaliou a página do Palácio do Planalto no Facebook e quais as técnicas adotadas por eles, sob o viés da Comunicação Pública, durante o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Entre os princípios da Comunicação Pública estão a obrigação de informar, prestação de contas e serviços, dialogar com o cidadão e estimular a participação nas políticas públicas. Entretanto, a metodologia adotada permitiu concluir que a utilização da página foi realizada em 51,50% para divulgação de informações institucionais, em tônica de promoção das ações do Governo e baixa ocorrência de publicações que objetivassem a prestação de serviços, diálogo, prestação de contas e estímulos à participação, juntos totalizam 16,95%. Os fins políticos aparecem como a segunda finalidade mais utilizada, presente em 31,54% das publicações, sendo a maioria para abordagem do tema impeachment, demonstrando que, apesar dos potenciais de uma página no Facebook para promoção de uma efetiva Comunicação Pública, o Palácio do Planalto ainda adota predominantemente o formato de uma comunicação unidirecional - vertical, no sentido do Governo para o cidadão.
The advent of the internet has been optimizing the forms of interaction, dissemination of information and influencing the way the State and Society relate to each other. The digital tools represent not only a greater spread of content that interest the government, but also open space for a more active participation of citizens in political affairs and Management authorities, resulting in changes in the communication of public authorities, in order to generate increased dialogue and contribute to a more transparent State. The current study evaluated the Facebook page of the Planalto Palace and the techniques adopted by them, under the bias of Public Communication, during the impeachment process of President Dilma Roussef. Among the principles of Public Communication, there are the obligation to inform accountabilities and services, dialogue with the citizen and stimulate participation in public policies. However, the adopted methodology allowed us to conclude that the use of the page was made in 51.50% for the dissemination of institutional information, in order to promote government actions and the low occurrence of publications aimed at providing services, dialogue, accountability and stimuli to participation, together in total 16.95%. The political ends appear as the second most used purpose, present in 31.54% of the publications, being the majority to approach the topic impeachment, demonstrating that, despite the potential of a Facebook page to promote an effective public communication, the Palace of the Planalto still mostly adopts the format of a one-way communication - vertical, in the sense of government to the citizen.
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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