Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/15164
Autoria: Marques, Cristina Isabel Figueiredo de Almeida
Orientação: Domingues, Luísa
Data: 14-Dez-2017
Título próprio: Levantamento de Requisitos sustentado em gamificação numa organização do setor público português
Referência bibliográfica: MARQUES, Cristina Isabel Figueiredo de Almeida - Levantamento de Requisitos sustentado em gamificação numa organização do setor público português [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/15164>.
Palavras-chave: Sistema de informação
Funcionalidade
Design computacional
Aplicação informática
Teoria dos jogos
Stakeholders
Comunicação organizacional
Requirements elicitation
Envolvement
Collaboration
Communication
Usability
Language
Resumo: O sucesso do desenho e desenvolvimento de um sistema de informação está grandemente dependente da qualidade do levantamento de requisitos efetuado previamente e durante o desenvolvimento do sistema em si. Esta problemática não é nova e a literatura disponível demonstra que já foi abordada por diversos ângulos, sem que se tenha obtido um consenso sobre qual o melhor processo, método ou metodologia para efetuar esta tarefa. Com o objetivo de garantir um maior envolvimento no levantamento de requisitos funcionais de sistemas de informação por parte dos stakeholders da organização e a um entendimento comum dos requisitos elencados procedeu-se ao desenvolvimento de uma solução, caraterizada pela usabilidade, que endereçasse este dois objetivos. Dado o intuito definido, conduziu-se uma análise da literatura existente sobre o tema. Durante esta análise deparámo-nos com um conceito que, primeiramente prosseguia objetivos lúdicos e que, atualmente é utilizada como forma de aprendizagem e de geração de entendimentos entre indivíduos. O conceito da gamificação. Este conceito assenta na mecânica de jogos e propõe-se entre outros objetivos e através da gamificação resolver questões organizacionais e gerar comportamentos cooperativos. Enquadrado neste âmbito, foram realizadas entrevistas a seis colaboradores da organização, integrados em dois grupos com perfis diferenciados que permitisse mostrar a perceção de cada um dos grupos relativamente à forma como o levantamento de requisitos é realizado na organização. De seguida foi desenvolvida uma ferramenta aplicacional que implementou o conceito da gamificação para dois projetos de desenvolvimento de sistemas de informação. E finalmente foram aplicados inquéritos a todos os colaboradores que participaram na utilização da ferramenta, a elencar requisitos ou a criar interações, independentemente do perfil de colaborador. Por último foi desenhada uma proposta de solução para o levantamento de requisitos na organização em apreço.
The success of an information system design and development is greatly dependent on the quality of the requirements elicitation performed previously and during the development of the system. This problematic is not recent and the available literature demonstrates that was already addressed in several angles without reaching a consensus over the best process, method or methodology to perform this task. With the objective of assure a greater involvement in functional requirements elicitation by the organization stakeholders and a common understanding of the listed requirements a usable solution was developed that addressed both goals. Given the defined intent, an analysis over the subject existing literature was conducted. During this analysis we came across a concept that was created for playful purposes, but nowadays is used as a way of learning and establishing understandings between individuals. The concept of gamification. This concept rests in game mechanics and proposes amongst other objectives and through gamification to solve organizational issues and generate cooperative behaviors. Within this scope, interviews were performed interviews to six organization workers, integrated in two groups with distinct profiles that allowed showing the perception that each group had about the way requirement elicitation was performed in the organization. Then, an application supported in gamification was developed for two information system development projects. Finally inquiries were given to all the workers that participated in the use of the application creating requirements and interactions, regardless the worker profile. Lastly a solution proposal was designed to the requirements elicitation of the organization.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_MGSI_2429VF.pdf3,01 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.