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dc.contributor.advisorVieira, Jorge Samuel Pinto-
dc.contributor.authorVidal, Tiago Miguel Raposo-
dc.date.accessioned2018-02-14T13:51:20Z-
dc.date.available2018-02-14T13:51:20Z-
dc.date.issued2017-11-07-
dc.date.submitted2017-09-
dc.identifier.citationVIDAL, Tiago Miguel Raposo - Representações, identidade e práticas de fãs na cultura participativa: um estudo de caso sobre fandubbing em Portugal [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/15152>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/15152-
dc.description.abstractCada vez mais utilizadores das TIC podem, ainda que em vários casos de forma restrita e desigual, participar ativamente em atividades de partilha, criação e classificação de informação online. Um exemplo recorrente desta cultura participativa tende a enfocar-se nos fãs de conteúdos mediáticos. Muitos destes recorrem a ferramentas digitais como forma de expressão, desenvolvendo diferentes práticas em torno dos seus objetos de fandom e criando, em vários casos, laços com outros indivíduos com os mesmos interesses, através da integração em comunidades em rede com as quais estes se identifiquem. Entre estas práticas de produção específicas, o fandubbing é uma que carece de alguma atenção académica. O objetivo deste trabalho passa então por contribuir com informação sobre a atividade em si, os seus praticantes, a sua relação com o objeto e com a atividade, e a comunidade que a envolve. Para isso foi desenvolvida uma investigação qualitativa intensiva, tendo por base os testemunhos de 8 elementos pertencentes à comunidade de fandubbers portuguesa. Através desta investigação compreendemos que o fandubbing consiste, segundo os mesmos, no ato de dobrar, de forma amadora, diversos objetos mediáticos com os quais os fãs partilham algum tipo de ligação, sendo que é maioritariamente esta relação que os impulsiona à realização da atividade. Vários fãs apreendem, de uma forma autodidata e em contextos informais, uma série de competências relacionadas, não só com a representação vocal, como também com a produção de produtos audiovisuais, com o objetivo de desenvolverem fandubs, vídeos que unem as dobragens realizadas com o objeto mediático selecionado para a dobragem. Estes fandubs costumam ser publicados em plataformas digitais e avaliados por diversos utilizadores, entre estes outros membros da respetiva comunidade. Os fãs podem depois colaborar entre si a fim de desenvolverem diversos projetos, em alguns casos, criando laços de amizades que transcendem o contexto do fandubbing.por
dc.description.abstractThe various socioeconomic and technological transformations in occidental societies allowed the users a certain level of access to the new digital landscape, which can be characterized as a democratic space where the users can actively partake, even if in some cases in a restricted way, in activities such as sharing, creating and classifying information. The fans, in several cases, resort to the usage of digital tools to express themselves, developing different practices around their objects of fandom and creating bonds with other individuals with shared interests, usually by integrating communities that fans identify themselves with. When it comes to these sort of practices, fandubbing is one that lacks some academic attention. The objective of this work is then to contribute with some information regarding the practice in itself, its developers, their relationship with both the object and the activity, and the community surrounding it. To achieve this, an intensive qualitative research was done, based on the testimony of 8 elements from the Portuguese fandubbing community. Through these, we learnt that fandubbing consists on the act of dubbing, in an amateur fashion, certain mediatic objects with which the fans share some sort of connection, this connection being the primary reason for the development of such activity. Several fans seize, in a self-taught manner, several skills regarding not only vocal acting, but also audiovisual production, that are latter used in the development of fandubs, which are videos that mix the audio recordings with the original mediated object selected for the dubbing. These fandubs can then be published in digital platforms where they will be evaluated by several users, some of these being other members of the respective community. Fans can then cooperate with each other’s to develop different projects, and in some cases, they even develop friendship ties that transcend the fandubbing contextpor
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectIdentidade individualpor
dc.subjectProjecto culturalpor
dc.subjectComunidadepor
dc.subjectRede digitalpor
dc.subjectRede de comunicaçãopor
dc.subjectEstudo de casospor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectFandubbingpor
dc.subjectFandompor
dc.subjectProdusagepor
dc.subjectProsumptionpor
dc.subjectParticipatory culturepor
dc.subjectFan communitiespor
dc.subjectFan identitypor
dc.subjectDigital skillspor
dc.titleRepresentações, identidade e práticas de fãs na cultura participativa: um estudo de caso sobre fandubbing em Portugalpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201751445por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informaçãopor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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