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http://hdl.handle.net/10071/15139
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Pereira, J. | - |
dc.contributor.author | Lopes da Costa, R. | - |
dc.contributor.author | Borges, J. | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-12T09:45:56Z | - |
dc.date.available | 2018-02-12T09:45:56Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.issn | 1645-8826 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/15139 | - |
dc.description.abstract | Nos últimos 30 anos, o comércio e os investimentos internacionais têm crescido muito mais rápido do que a economia mundial como um todo. Os líderes e a temática da liderança assumem neste pressuposto um papel crucial, sendo por isso importante estudar esta temática do ponto de estudos disruptivos que assumam a ligação deste contexto com outras áreas do domínio empresarial. A presente investigação pretende relacionar duas variáveis de estudo, os modelos de liderança e o seu enquadramento no âmbito de um simulador de gestão, e a forma como a temática da aprendizagem organizacional enquadrada à luz do domínio da gamificação, pode resultar numa ferramenta crucial de aprendizagem. Pretende-se contribuir para o desenvolvimento desta temática de três formas distintas, numa primeira vertente, relacionar os resultados obtidos pelos jogadores (amostra) com o estilo de liderança adotado pelos mesmos na condução da gestão de uma empresa no espaço de um ano civil, numa segunda vertente, perceber como o estilo de gestão vai e pode afetar os resultados finais do jogo e numa terceira vertente, perceber se um estilo de liderança mais diretivo será o mais representativo no decorrer do referido jogo. O jogo de gestão simula um ano virtual numa empresa e está repartido por quatro decisões trimestrais. A amostra avaliada é de 92 jogadores. Os resultados obtidos sugerem uma maior incidência de tomadas de decisão no âmbito do modelo dos traços. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Academia Militar | - |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147442/PT | - |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Liderança | por |
dc.subject | Modelos | por |
dc.subject | Gamificação | por |
dc.subject | Jogos de gestão | por |
dc.subject | Aprendizagem organizacional | por |
dc.title | Os modelos de liderança no contexto da gamificação - estudo de caso | por |
dc.type | article | - |
dc.pagination | 207 - 224 | - |
dc.publicationstatus | Publicado | por |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.journal | Proelium | - |
dc.distribution | Internacional | por |
dc.volume | 7 | - |
dc.number | 13 | - |
degois.publication.firstPage | 207 | - |
degois.publication.lastPage | 224 | - |
degois.publication.issue | 13 | - |
degois.publication.title | Os modelos de liderança no contexto da gamificação - estudo de caso | por |
dc.date.updated | 2019-04-05T16:41:13Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-46394 | - |
Aparece nas coleções: | BRU-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Os Modelos de Liderança no Contexto da Gamificação.pdf | Versão Editora | 1,92 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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