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dc.contributor.authorPereira, J.-
dc.contributor.authorLopes da Costa, R.-
dc.contributor.authorBorges, J.-
dc.date.accessioned2018-02-12T09:45:56Z-
dc.date.available2018-02-12T09:45:56Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.issn1645-8826-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/15139-
dc.description.abstractNos últimos 30 anos, o comércio e os investimentos internacionais têm crescido muito mais rápido do que a economia mundial como um todo. Os líderes e a temática da liderança assumem neste pressuposto um papel crucial, sendo por isso importante estudar esta temática do ponto de estudos disruptivos que assumam a ligação deste contexto com outras áreas do domínio empresarial. A presente investigação pretende relacionar duas variáveis de estudo, os modelos de liderança e o seu enquadramento no âmbito de um simulador de gestão, e a forma como a temática da aprendizagem organizacional enquadrada à luz do domínio da gamificação, pode resultar numa ferramenta crucial de aprendizagem. Pretende-se contribuir para o desenvolvimento desta temática de três formas distintas, numa primeira vertente, relacionar os resultados obtidos pelos jogadores (amostra) com o estilo de liderança adotado pelos mesmos na condução da gestão de uma empresa no espaço de um ano civil, numa segunda vertente, perceber como o estilo de gestão vai e pode afetar os resultados finais do jogo e numa terceira vertente, perceber se um estilo de liderança mais diretivo será o mais representativo no decorrer do referido jogo. O jogo de gestão simula um ano virtual numa empresa e está repartido por quatro decisões trimestrais. A amostra avaliada é de 92 jogadores. Os resultados obtidos sugerem uma maior incidência de tomadas de decisão no âmbito do modelo dos traços.por
dc.language.isopor-
dc.publisherAcademia Militar-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147442/PT-
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLiderançapor
dc.subjectModelospor
dc.subjectGamificaçãopor
dc.subjectJogos de gestãopor
dc.subjectAprendizagem organizacionalpor
dc.titleOs modelos de liderança no contexto da gamificação - estudo de casopor
dc.typearticle-
dc.pagination207 - 224-
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedyes-
dc.journalProelium-
dc.distributionInternacionalpor
dc.volume7-
dc.number13-
degois.publication.firstPage207-
degois.publication.lastPage224-
degois.publication.issue13-
degois.publication.titleOs modelos de liderança no contexto da gamificação - estudo de casopor
dc.date.updated2019-04-05T16:41:13Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-46394-
Aparece nas coleções:BRU-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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