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http://hdl.handle.net/10071/15016
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Castro, P. | - |
dc.contributor.author | Batel, S. | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-23T12:08:49Z | - |
dc.date.available | 2018-01-23T12:08:49Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.issn | 0874-2049 | por |
dc.identifier.uri | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-15856 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/15016 | - |
dc.description.abstract | Neste trabalho pretendemos analisar uma controvérsia relativa ao património construído das cidades e à participação do público, que envolveu os sistemas técnico e leigo. Trata-se da controvérsia relativa ao Convento dos Inglesinhos, um conjunto patrimonial do século XVII que ocupa um quarteirão do Bairro Alto, um dos bairros mais emblemáticos de Lisboa, e para o qual está actualmente prevista a transformação num condomínio residencial fechado de luxo. O projecto, aprovado pelos técnicos camarários sem consulta pública aos moradores, provocou um debate público intenso quando um movimento de moradores do Bairro organizou protestos e debates públicos contra a transformação. Neste trabalho, reconstruímos primeiro o contexto representacional desta controvérsia, baseando-nos na análise das notícias da imprensa, na nossa participação nas sessões públicas organizadas pelos moradores e nas entrevistas realizadas com os principais protagonistas, análises que permitiram compreender as representações sobre a cidade, o património e o papel dos cidadãos aqui envolvidos. Analisamos mais detalhadamente as entrevistas narrativas realizadas aos técnicos camarários, que permitiram examinar como é que os técnicos gerem o dilema de não poderem falar abertamente contra a participação pública – com legitimidade normativa nas sociedades actuais -, ao mesmo tempo que resistem aos objectivos dos moradores, reiterando as suas próprias decisões. Recorrendo à definição de polifasia cognitiva, analisamos as contradições que daqui emergem e como se relacionam com as diferentes identidades que os técnicos podem assumir – técnico e cidadão. Discutimos ainda como é que a gestão deste dilema e o recurso à contradição podem contribuir para impedir que os cidadãos participem por uma via legal, fomentando maior anomia quanto aos problemas dos espaços construídos. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Associação Portuguesa de Psicologia (APP)/Edições Colibri | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Participação pública | por |
dc.subject | Representações sociais | por |
dc.subject | Esfera pública | por |
dc.subject | Polifasia cognitiva | por |
dc.title | Técnico e cidadão, eis a questão: um caso de participação pública no espaço urbano | por |
dc.type | article | en_US |
dc.pagination | 99-117 | por |
dc.publicationstatus | Publicado | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.journal | Psicologia | por |
dc.distribution | Internacional | por |
dc.volume | 21 | por |
dc.number | 2 | por |
degois.publication.firstPage | 99 | por |
degois.publication.lastPage | 117 | por |
degois.publication.issue | 2 | por |
degois.publication.title | Psicologia | por |
dc.date.updated | 2018-01-23T12:07:39Z | - |
dc.identifier.doi | 10.17575/rpsicol.v21i2.369 | - |
Aparece nas coleções: | CIS-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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