Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/14848
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Rita Maria Espanha Pires Chaves Torrado da-
dc.contributor.authorPenaforte, Pandora Gonçalves de Porto Guimarães-
dc.date.accessioned2018-01-04T15:09:10Z-
dc.date.available2018-01-04T15:09:10Z-
dc.date.issued2017-
dc.date.submitted2017-09-
dc.identifier.citationPENAFORTE, Pandora Gonçalves de Porto Guimarães - Opiniões "sem rosto": o comentário anónimo e construção da opinião pública [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/14848>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/14848-
dc.description.abstractAs caixas de comentários dos jornais online estão a mudar. As novas tecnologias acarretam promessas, por vezes utópicas, que fomentam a ilusão de um espaço público virtual, democrático e de acesso global. Mas a Europa tem-se mostrado preocupada com os níveis de literacia mediática que afetam a forma como as pessoas se relacionam com os media e participam em debates. É possível verificar que vários utilizadores de plataformas digitais fazem uso do anonimato ou de identidades fictícias (uso de pseudónimos, por exemplo) para expressarem a sua opinião. Mas, sendo uma opinião escondida atrás da máscara do anonimato, quem diz o quê? E a quem? Contribuirão os comentários anónimos para a construção de uma opinião pública ou serão apenas um produto resultante da utilização de espaços online para desabafo pessoal? Existindo, à escala global, uma tendência dos jornais para dificultar cada vez mais, ou até proibir, os comentários anónimos, este trabalho propõe analisar de forma quantitativa e qualitativa o debate produzido nas caixas de comentários de quatro jornais portugueses com diferentes normas de publicação, bem como as dinâmicas produzidas entre utilizadores, tentando perceber se existem diferenças entre comentadores identificados e anónimos. Para o efeito, selecionou-se uma notícia de cada jornal sobre a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais norte americanas.por
dc.description.abstractNewspaper comment boxes are changing. New technologies bring promises, sometimes utopian, that foster the illusion of a virtual, democratic and globally accessible public space. But Europe has been concerned about the levels of media literacy that affect the way people relate to the media and participate in debates. You can verify that multiple users of digital platforms make use of anonymity or fictitious identities (eg. pseudonyms) to express their opinion. But being an opinion hidden behind the mask of anonymity, who says what? And to whom? Will anonymous comments contribute to the building of public opinion, or will they only be a product resulting from the use of online spaces for personal outreach? There is, on a global scale, a tendency of newspapers to make it increasingly difficult or even to prohibit anonymous comments. This paper proposes to analyze in a quantitative and qualitative way the debate produced in the comment boxes of four portuguese newspapers with different publication standards, as well as the dynamics produced between users, trying to understand if there are differences between identified and anonymous commentators. For that purpose, a newspaper report was selected - Trump's victory in the US presidential election.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTecnologia da informaçãopor
dc.subjectJornalismopor
dc.subjectRede socialpor
dc.subjectComunidade virtualpor
dc.subjectOpinião públicapor
dc.subjectLiteracia da informaçãopor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectAnonimatopor
dc.subjectEspaço público virtualpor
dc.subjectCaixas de comentáriospor
dc.subjectJornalismo onlinepor
dc.subjectLiteracia dos mediapor
dc.subjectSociedade em redepor
dc.subjectAnonymitypor
dc.subjectVirtual public spacepor
dc.subjectNews comment boxespor
dc.subjectOnline journalismpor
dc.subjectMedia literacypor
dc.subjectPublic opinionpor
dc.subjectNetwork societypor
dc.titleOpiniões "sem rosto": o comentário anónimo e construção da opinião públicapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201744503por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias-
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informaçãopor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
AnonimatoRede_PG_67535.pdf1,71 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.